Prefeitura de São Paulo apresenta Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência

Objetivo é ampliar a inserção de estudantes com deficiência nas vagas de estágio do governo municipal

 A Prefeitura de São Paulo apresenta nesta quinta feira, 7, o Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência. O objetivo é ampliar a inserção de estudantes com deficiência nas vagas de estágio da administração pública municipal e facilitar a inclusão desse grupo no mercado de trabalho formal. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), Gestão (SMG), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

A Lei nº 11.788/2008 assegura 10% dos cargos de estágio das empresas às pessoas com deficiência e define o estágio como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho”. Já o artigo 27 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) determina que a educação é um direito da pessoa com deficiência e garante o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo da vida, a fim de alcançar o máximo desenvolvimento de habilidades conforme as peculiaridades de cada um.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destaca a importância da prática do estágio na vida dos estudantes: “Promove a inclusão pois, muitas vezes, é a porta de entrada para o mercado de trabalho e, além disso, propicia ao jovem uma adaptação ao dia a dia profissional e a convivência com colegas no mundo corporativo”, afirma.

O evento contará com a presença dos secretários Cid Torquato, Aline Cardoso (Trabalho e Empreendedorismo) e Paulo Uebel (Gestão), representantes do Ministério Público do Trabalho, do CIEE de Universidades públicas e privadas da capital, além de prefeitos regionais e dirigentes de empresas públicas municipais.

Serviço: Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência
Data: 07 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 13h30 às 16h
Local: CIEE Rua Tabapuã 469 – 1º andar – Auditório Olavo Setúbal