3ª edição de Ação Educativa sobre Acessibilidade foi realizada na zona norte de São Paulo

O Acessibilizando SP em Jaçanã/Tremembé foi realizado nesta quarta, 29, para conscientizar e orientar os comerciantes com o objetivo de ampliar a inclusão na cidade

Para sensibilizar os comerciantes da região norte da capital sobre a importância de incluir pessoas com deficiência em seus estabelecimentos, a Prefeitura de São Paulo promoveu nesta quarta, 29 de novembro, a ação educativa de acessibilidade na Avenida Guapira.

 

 A Secretária Adjunta da SMPED e o Prefeito Regional de Jaçanã/Tremembé conversaram com comerciantes locais

Organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, a ação, que está em sua terceira edição, integra o programa ‘Acessibilizando São Paulo’ que tem como foco educar, esclarecer e ampliar a inclusão na cidade.

Durante as visitas aos estabelecimentos comerciais, serão compartilhadas informações básicas sobre acessibilidade – com ênfase nas rampas de acesso. Haverá a distribuição de folhetos com orientações sobre como tornar um local acessível com base nas diretrizes da Norma de Acessibilidade a Edificações Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050/15).
 

 



Funcionários da Prefeitura trabalham durante ação

 

Membros da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED - que constitui uma autoridade consultiva e deliberativa do município de São Paulo quando o assunto é acessibilidade - estiveram presentes no evento acompanhados de técnicos, servidores municipais de outras Pastas, empresários locais, representantes da Associação Comercial, e outras entidades da região.

De acordo com o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a garantia da acessibilidade nos comércios de São Paulo é duplamente vantajosa: “Construir estabelecimentos comerciais acessíveis é incluir cerca de três milhões de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado consumidor paulistano. O PIB da nossa cidade irá crescer e, consequentemente, todos irão se beneficiar”, afirma.

“Acessibilizar o comércio é sinônimo de respeito às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos como cidadãos e consumidores. Assim, desenvolvemos não só a economia, mas a sociedade como um todo”, declara o prefeito regional do Jaçanã/Tremembé Alexandre Baptista Pires.

As edições anteriores da Ação Educativa sobre Acessibilidade aconteceram, respectivamente, na Rua dos Pinheiros e 25 de março.