SMPED participa de passeio que leva pessoas com deficiência para espaços culturais de São Paulo

Linha de transporte do Instituto Tomie Ohtake é gratuita e totalmente acessível

Neste domingo, 26, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) participa de passeio no Expresso Acesso, uma linha de transporte acessível e gratuita. Foi criada pelo Instituto Tomie Ohtake para facilitar o contato das pessoas atendidas pelas instituições do Canindé com alguns dos mais importantes equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

 

Itinerário dos lugares

 

Estes usuários terão embarque prioritário e entrada livre nos locais previstos no itinerário. Desde que haja lugares vagos, a linha poderá ainda ser utilizada gratuitamente por turistas, funcionários dos aparelhos culturais e pela população da cidade.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destaca a importância da participação do órgão no passeio inclusivo “A SMPED, como parte do governo municipal, tem o dever de garantir o acesso das pessoas com deficiência, em todos os lugares da cidade de São Paulo. Elas precisam conhecer a riqueza cultural do meio em que vivem”, afirma.

A proposta faz parte do Programa de Acessibilidade 2017 desenvolvido pelo Instituto Tomie Ohtake para repensar questões como acesso à cultura e diversidade, com foco no atendimento de públicos que não têm garantidos seus direitos sociais.

O programa atua em parceria com os Centros de Acolhida para pessoas em situação de rua, escolas, creches e demais instituições do entorno, que somadas chegam a atender cerca de 4.500 pessoas da região.

O ponto de partida do passeio será no Instituto Tomie Ohtake, localizado em Pinheiros, com sentido ao bairro do Canindé. O ônibus visitará os seguintes locais: MAC- USP (Parque do Ibirapuera), Centro Cultural São Paulo, Pinacoteca (Parque da Luz), Biblioteca de São Paulo (Parque da Juventude) e Praça Kantuta.

 

Serviço: Expresso Acesso – Passeio em São Paulo
Data: 26 de Novembro
Horário: 11h
Ponto de Partida: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
Duração: 2h
Transporte oficial: Azul Locadora
 

Por Brenda Marques
E-mail: brendacunha@prefeitura.sp.gov.br