Escola Municipal de Educação Infantil da zona leste recebe Selo de Acessibilidade

A entrega aconteceu nesta quinta-feira, 23

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Leila Maria Fonteles Farias, na zona leste da cidade, recebeu nesta quinta-feira, 23, o Selo de Acessibilidade. Trata-se de um reconhecimento concedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), vinculada à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), para atestar que a edificação cumpre todos os itens de acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, sobretudo as crianças que frequentam a escola.

  

Secretários Municipais Cid Torquato e Alexandre Schneider entregam o Selo de Acessibilidade para a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Leila Maria Fonteles Farias
 


O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destaca o importante significado do selo: “A concessão do Selo de Acessibilidade é resultado da realização de um trabalho em rede para quebrar barreiras e promover a inclusão das pessoas com deficiência. É esse o papel da SMPED, trabalhar em prol dos direitos das pessoas com deficiência, e que necessita da colaboração de toda a sociedade”, declara.



Secretários Municipais conversam com as crianças em uma sala de aula

 

Participaram da cerimônia de entrega do Selo de Acessibilidade à direção da Escola, os secretários da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato e Alexandre Schneider da Educação e representantes da Comissão Permanente de Acessibilidade, ao lado da direção da EMEI.

Sobre o Selo de Acessibilidade

É um documento regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004 e concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), por intermédio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), já contemplou mais de 470 locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais com o Selo. Só até julho deste ano, 38 estabelecimentos receberam o documento.

O Selo é concedido para as construções que já possuam o Certificado de Acessibilidade, documento necessário para comprovação da adequação do imóvel à acessibilidade e que pode ser solicitado pelo poder público para o licenciamento de atividades. Imóveis que não possuam o certificado, mas que atendam aos requesitos de acessibilidade, mediante solicitação feita à SMPED. Neste caso, o imóvel é vistoriado por técnicos para verificar a acessibilidade do local.

Os critérios e parâmetros, que são avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade, seguem o disposto em legislação específica e nas Normas Técnicas de Acessibilidade, especialmente a ABNT NBR 9050 e ABNT NBR 16537 dentre outras, que estabelecem todos os itens de acessibilidade arquitetônica.