CMPD promove campanha Novembro Azul para homens com deficiência

Exames foram realizados no hospital Campo Limpo, no último sábado, 18 de novembro

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo promoveu no último sábado, 18 de novembro, a campanha mundial “Novembro Azul”, mês dedicado às ações de conscientização à saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Exames foram realizados no hospital Campo Limpo. 
 

Novembro azul


O evento contou com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida, Associação Paulista para o Desenvolvimento de Medicina e das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e Saúde (SMS). 

 

Paciente com deficiência realiza exame

 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, ressalta a importância desta iniciativa: “Estimular a prevenção do câncer de próstata, principalmente a homens com deficiência, é essencial para atenção a saúde masculina”, falou o secretário.


Sobre o Novembro Azul – A campanha internacional começou na Austrália, em 1999, quando alguns amigos deixaram o bigode crescer durante todo o mês com objetivo de dar visibilidade e apoio da saúde masculina e ajudar na arrecadação de fundos a instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.