Outubro Rosa: Mulheres com deficiência passam por exame de mamografia em equipamento acessível

Ação da SMPED levou mulheres que utilizam cadeira de rodas e cuidadoras para realizarem exames de prevenção do Câncer de Mama

Mulheres em cadeira de rodas passaram por exame de mamografia no sábado, 21 de outubro, em equipamento acessível no Hospital Municipal do Campo Limpo. Com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD/SP), dezenas de mulheres foram cadastradas para realizarem os exames. A campanha se estende também a cuidadoras de pessoas com deficiência e o transporte será feito pelo serviço Atende com vans adaptadas.

 

Participantes dos exames posam para foto

Essas mulheres necessitam que o equipamento de mamografia seja acessível. Por isso, uma ação especial foi preparada pelas Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e de Saúde da Prefeitura de São Paulo para garantir a realização dos exames e o acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde.

A campanha está em sua terceira edição e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM.
 

Mulher com deficiência realiza exame

O artigo 18 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura “atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário”. O secretário municipal da Pessoa com Deficiência alerta que, na prática, isso não acontece “Faltam, por exemplo, mamógrafos adaptados para atender às mulheres cadeirantes e profissionais capacitados para se comunicar em Libras”, ressalta Cid Torquato.


Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil foi em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo.

O movimento Outubro Rosa alerta às mulheres para o risco do câncer de mama e a importância dos exames de rotina para a detecção precoce da doença. O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres no Brasil e exige cuidados. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que ocorram cerca de 58 mil novos casos no biênio 2016-2017. A chance de cura é de 90% quando o diagnóstico é precoce.

SERVIÇO: Realização de exames de mamografias em mulheres com deficiência e cuidadoras
Data: 21 e 28 de outubro
Horário: 8h às 16h30
Local: Hospital Municipal do Campo Limpo
Endereço: Estrada de Itapecerica da Serra, 1661 - Campo Limpo
 

Por Monica Mantecón
E-mail: mmmeira@prefeitura.sp.gov.br