Abertura do Outubro Rosa é marcada pela prevenção e importância do auto-exame

Vouchers gratuitos para mamografia foram distribuídos a mulheres já cadastradas

A cerimônia de abertura da 3ª edição do “Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência”, no sábado (07), na Câmara Municipal de São Paulo, foi marcada pelos discursos que ressaltaram a importância da prevenção do câncer do mama e o atendimento para mulheres com deficiência. A iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD-SP) e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

 


Conselheiros Municipais participam da abertura

 

Mulheres com deficiência e cuidadoras, previamente cadastradas, receberam vouchers gratuitos para mamografia distribuídos, durante o evento. Logo após, aconteceu uma plenária do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência destacou o crescimentos das ações da Secretaria Municipal da Saúde com a SMPED: “Temos avançado muito com o secretário da Saúde, Wilson Polara, sobre pontos muito importantes. Este evento com certeza vai nos aproximar ainda mais, para que possamos atuar mais fortemente na área da saúde da mulher” disse Cid Torquato.
 






O secretário municipal Cid Torquato e a secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz

 

“Muitas coisas que acontecem no nosso dia a dia, com relação à saúde, poderiam ser evitadas se tivéssemos feito a prevenção antes. Que o Outubro Rosa seja um momento de reflexão, que não possamos esperar somente o mês para cuidar de questões relacionadas ao câncer, que a gente possa fazer isso, homens e mulheres, todos os meses do ano e que a saúde esteja sempre em primeiro lugar” ressaltou a secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz.

Para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a data representa um marco para o início dos trabalhos da nova gestão do Conselho: “Hoje eu entendo que é um grande marco, um momento emblemático, tanto ao início do trabalho do nosso colegiado, como também da abertura e comemoração do Outubro Rosa. Acredito que seja importante lembrarmos que, em décadas passadas, o atendimento à saúde da mulher era restrito. Felizmente, nós tivemos avanços, direitos adquiridos e novas conquistas, ampliando ações, tais como, a prevenção do câncer de mama e colo uterino que é tema da pauta de hoje. O papel do Conselho hoje é justamente buscar a fiscalização das redes de saúde, principalmente no que tange a melhorar as adaptações e o atendimento humanizado para as mulheres com deficiência” finalizou Ana Cláudia Domingues.

Também estavam presentes na mesa de abertura, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional São Paulo e professor titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, médico mastologista e ginecologista, João Bosco Ramos Borges, o presidente da Comissão de Ações Sociais e Defesa da Mulher da Sociedade Brasileira de Mastologia e prof. assistente da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMUSP/HC/ICESP, Carlos Alberto Ruiz e a vereadora Adriana Ramalho.

As mulheres com deficiência e cuidadoras pré-cadastradas farão os exames nos dias 21 e 28 de outubro. Todas realizarão a mamografia em equipamentos com acessibilidade no Hospital Municipal do Campo Limpo. Os atendimentos e encaminhamentos serão feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil foi em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo.

O movimento Outubro Rosa alerta às mulheres para o risco do câncer de mama e a importância dos exames de rotina para a detecção precoce da doença. O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres no Brasil e exige cuidados. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que ocorram cerca de 58 mil novos casos no biênio 2016-2017. A chance de cura é de 90% quando o diagnóstico é precoce.

 

Por Priscila Fonseca
E-mail: prfonseca@prefeitura.sp.gov.br