Primeira Companhia de Ballet Profissional formada por bailarinas cegas estreia no Theatro Municipal

Toda renda arrecadada na apresentação será revertida para a Associação Fernanda Bianchini

Um sonho alimentado há anos foi realizado, no domingo, 23 de julho: a Companhia de Ballet de Cegos,da Associação Fernanda Bianchini, primeiro grupo profissional formado por bailarinas com deficiência visual, se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo.

Uma história de persistência, amor e inclusão foi apresentada ao público no espetáculo “Sonhos”, composto por 12 números que misturam trechos de clássicos como “La Bayadere”, o musical “Chorus Line” e coreografias próprias, como “Olhando Pras Estrelas”. Toda a renda obtida foi revertida para a instituição.

 

Secretário Municipal Cid Torquato conversa com a bailarina Fernanda Bianchini

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, apoiou a apresentação. “Durante anos, a Associação tentou trazer o espetáculo ao Theatro Municipal. Agora, tivemos a honra participar deste sonho. Um espetáculo como esse desconstrói a ideia errônea de que as pessoas com deficiência são incapazes e mostra que apenas necessitam de um impulso que mostre seus potenciais, para desenvolver talentos”, ressaltou o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Em 1995, uma bailarina com 15 anos de idade – e hoje fisioterapeuta – chamada Fernanda Bianchini disse “sim” ao convite para ensinar, voluntariamente, passos de ballet para algumas alunas do Instituto de Cegos Padre Chico. Assim foi concebido o embrião da associação que carrega seu nome. No decorrer desses 22 anos, a instituição se desenvolveu e passou a ser reconhecida mundialmente por um método pioneiro de ensino da técnica do Ballet Clássico à pessoas com deficiência visual. O aprendizado, caracterizado pela sensibilidade artística, acontece por meio do toque e da repetição de movimentos.

Idealizadora do espetáculo, Fernanda Bianchini fez um balanço positivo da apresentação, que contou com a participação de 80 bailarinas. “Sempre tive certeza que tudo chega na hora certa, nunca deixei de sonhar. Hoje, temos 340 temos na associação. Atendemos desde crianças de 3 anos até a terceira idade” disse a bailarina.

A artista e madrinha do espetáculo, Bia Doria, ficou impressionada e elogiou a apresentação: “Tudo é possível! Só você se concentrar, focar e fechar os olhos. Fiquei impressionada! Fazem e fazem bem feito. Fazem com amor! Nem dá para perceber que eles são pessoas com deficiência visual!” finalizou.

Hoje, a associação é sediada na Vila Mariana e atende 340 alunos. As vagas são distribuídas da seguinte maneira: 60% para pessoas cegas ou com deficiência visual, 30% para aquelas que possuem outras deficiências e 10% à alunos sem deficiência, a fim de exercitar “a inclusão às avessas”. São desde crianças com três anos até idosas que já fazem parte da terceira idade. Além do ballet clássico, elas podem aprender, gratuitamente, sapateado, dança de salão, expressão corporal, dança do ventre, pilates, dança contemporânea, coral e teatro.


Serviço

Associação Fernanda Bianchini
Endereço: Rua Domingos de Morais, 1765 - SP - Vila Mariana
Telefone: (11)5084-8542 / (11)5084-6036
Site: www.associacaofernandabianchini.org