Pessoas com deficiência participam da 21ª edição da Parada do Orgulho LGBT

Pela primeira vez, o desfile teve uma área específica na qual mulheres, homens e crianças com deficiência puderam participar

No último domingo,18, em frente ao MASP, pessoas com deficiência participaram da 21ª edição da maior e mais inclusiva parada do Orgulho LGBT do mundo: na ala reservada para elas - à frente do primeiro trio elétrico do desfile - mulheres, homens e crianças em cadeiras de rodas e com muletas cantavam e dançavam hinos da comunidade LGBT. Ao todo, 100 pessoas estavam no espaço – 60 delas com deficiência.

Em meio a balões coloridos onde se lia a palavra “Pride” – que significa orgulho em inglês –, elas esbanjaram sensualidade, alegria e criatividade com suas diferentes fantasias. Quem também posou para a foto na companhia das pessoas com deficiência foi a madrinha da Parada LGBT, a apresentadora Fernanda Lima.

A acessibilidade do eventos foi planejada e viabilizada através de uma parceria entre a Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT SP) e a Prefeitura de São Paulo – via Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPED), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A ativista Ivone de Oliveira, conhecida como “Gata de Rodas”, dona do blog homônimo, foi quem criou o grupo técnico de acessibilidade da associação para discutir essa questão: “Foi puro êxtase”, declarou sobre a parada.

“Pela primeira vez, as pessoas com deficiência puderam desfrutar de uma ala organizada especialmente para elas. Reconhecer seus direitos sexuais e reprodutivos é um dever da sociedade, por isso promovemos uma inclusão sem precedentes na parada e vamos trabalhar para ampliar a acessibilidade no ano que vem”, afirmou o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

A drag queen conhecida com “Tchaca”, responsável pela abertura e apresentação do desfile, teve suas falas traduzidas pelos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) da SMPED. A locomoção da Avenida Paulista rumo à Consolação só começou depois que o bloco das pessoas com deficiência estava totalmente preparado para dar a largada. O show de encerramento do evento, realizado no Vale do Anhangabaú, teve tradução em Libras e espaço reservado para pessoas com deficiência.

Inúmeros funcionários e colaboradores da Secretaria e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência se desdobraram para garantir a segurança perante a multidão, que saudava e aplaudia o bloco da inclusão.