18/05/2017 18h18

Share

Virada Acessível: Maratona Cultural oferece acessibilidade, shows em Libras e banheiros adaptados a pessoas com deficiência

A 13º Virada Cultural acontece nos dias 20 e 21 de maio e garante a inclusão arquitetônica e comunicacional.

A edição de 2017 da Virada Cultural contará com acessibilidade para incluir a população paulistana com deficiência na programação gratuita que tem como objetivo promover a descoberta e a convivência na cidade. 

Em todos os equipamentos públicos como centros culturais, casas de cultura e teatros, que recebem atrações terão acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Já para comodidade deste público, cerca de 10% dos banheiros químicos disponibilizados para o evento serão adaptados. 

Além disso, será oferecido acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva em três atrações da programação por meio da tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O recurso, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), estará em shows de comédia stand-up e teatro musical.

No tablado Risadaria, montado na José Bonifácio, no sábado, às 20h, os atores Micheli Machado e Robson Nunes apresentam o stand up “Roupa Suja Se Lava No Palco”, em que revelam intimidades do casal de uma forma de sátira e divertida.

No domingo, às 13h, no Vale do Anhangabaú, o musical ‘60! Década de Arromba’, estrelado pela Wanderléa, símbolo da Jovem Guarda, cantando os clássicos da época.

“A inserção de acessibilidade na Virada Cultural de São Paulo garante a participação de toda a população nesta grande festa que estimula a cultura, dança e arte. A presença dos intérpretes de Libras é essencial para que pessoas com deficiência auditiva possam desfrutar plenamente do evento. Inclusão será a marca desta gestão”, comentou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a cidade de São Paulo possui 516 mil pessoas com deficiência auditiva, sendo 30 mil consideradas surdas.

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Virada Cultural apresenta uma programação variada, com qualidade e de acesso gratuito. A edição de 2017 acontece a partir das 18h de sábado, dia 20 de maio até às 18h de domingo, dia 21.


Veja a programação completa com a acessibilidade:
 

Sábado, dia 20 de maio

• Tablado Risadaria - Rua José Bonifácio, 160

20h - Roupa Suja Se Lava No Palco – Micheli Machado e Robson Nunes - Stand Up

21h - MC Guto Andrade, Criss Paiva + Davi Monsour- Stand Up

 

Domingo, dia 21 de maio

• Palco Vale do Anhangabaú – Musicais

13h - 60! Década de Arromba