09/01/2017 16h05

Share

Cidade Linda prioriza acessibilidade das calçadas na Avenida Paulista

Limpeza das vias, pintura de guias, entre outros serviços, foram realizados na região central da capital com objetivo de melhorar a acessibilidade nas calçadas e garantir a segurança dos pedestres com e sem deficiência

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo com as Secretarias Municipais, o Programa ‘São Paulo Cidade Linda’, teve a segunda edição na manhã deste sábado, 7 de janeiro, na Avenida Paulista. O prefeito João Doria, acompanhado dos secretários municipais e dos prefeitos regionais, utilizou o uniforme municipal de gari, como um ato simbólico de valorização do trabalho dos profissionais que cuidam da limpeza da cidade.

A ação contemplou serviços de manutenção de logradouros; conservação de galerias e pavimentos; retirada de faixas e cartazes; limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros; poda de árvores; reparo de sinalização de trânsito; troca de lixeiras; reparo de calçadas; a reforma dos pisos podotáteis (acessibilidade) e a manutenção de iluminação pública.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Cid Torquato, ressaltou a importância do ‘Cidade Linda’ neste início da gestão e a questão da acessibilidade: “É uma ação emblemática, tanto para público como para os próprios servidores da prefeitura. É mostrar que a questão da preservação, a limpeza, mesmo a acessibilidade, depende de cada cidadão, não só na Paulista, mas em todos os bairros. Aos poucos, a gente vai conseguindo potencializar e mudar a cabeça das pessoas, no sentido de ter um olhar mais carinhoso, mais cuidadoso com relação à cidade”, destacou Cid.

O vice-prefeito e secretário municipal das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, falou sobre o engajamento da campanha ‘Cidade Linda’: “É uma experiência nova, em que a cidade está vendo a verdadeira função do servidor público. Observando os serviços de revitalização, a população paulistana está vendo o verdadeiro empenho do prefeito e de toda a equipe”, falou Covas.

Já Gilberto Natalini, secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), comentou sobre a reação das pessoas ao programa: “Entrar no governo como o prefeito João Doria entrou, já trabalhando no primeiro dia e dando início a uma operação como esta, é muito importante! É um exemplo muito necessário, porque a cidade, no ponto de vista de zeladoria, estava muito maltratada. Então, é recuperar, tratar bem São Paulo, limpar e dar condições de civilidade. Estou muito feliz e orgulhoso de estar participando deste momento”, pontuou o secretário.

A atriz Regina Duarte também participou da ação do SP Cidade Linda: “Estou acompanhando os trabalhos e realizando meu papel de cidadã”, comentou.

Para as próximas edições do Cidade Linda, a Prefeitura contará com o trabalho de 340 funcionários de coleta de lixo, 22 servidores da área de segurança pública, 30 da área de assistência social, 43 das Prefeituras Regionais da Sé e Pinheiros, além de 352 funcionários de empresas que prestam serviços à gestão municipal.