Cidade Linda prioriza acessibilidade das calçadas na Avenida Paulista

Limpeza das vias, pintura de guias, entre outros serviços, foram realizados na região central da capital com objetivo de melhorar a acessibilidade nas calçadas e garantir a segurança dos pedestres com e sem deficiência

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo com as Secretarias Municipais, o Programa ‘São Paulo Cidade Linda’, teve a segunda edição na manhã deste sábado, 7 de janeiro, na Avenida Paulista. O prefeito João Doria, acompanhado dos secretários municipais e dos prefeitos regionais, utilizou o uniforme municipal de gari, como um ato simbólico de valorização do trabalho dos profissionais que cuidam da limpeza da cidade.

A ação contemplou serviços de manutenção de logradouros; conservação de galerias e pavimentos; retirada de faixas e cartazes; limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros; poda de árvores; reparo de sinalização de trânsito; troca de lixeiras; reparo de calçadas; a reforma dos pisos podotáteis (acessibilidade) e a manutenção de iluminação pública.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Cid Torquato, ressaltou a importância do ‘Cidade Linda’ neste início da gestão e a questão da acessibilidade: “É uma ação emblemática, tanto para público como para os próprios servidores da prefeitura. É mostrar que a questão da preservação, a limpeza, mesmo a acessibilidade, depende de cada cidadão, não só na Paulista, mas em todos os bairros. Aos poucos, a gente vai conseguindo potencializar e mudar a cabeça das pessoas, no sentido de ter um olhar mais carinhoso, mais cuidadoso com relação à cidade”, destacou Cid.

O vice-prefeito e secretário municipal das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, falou sobre o engajamento da campanha ‘Cidade Linda’: “É uma experiência nova, em que a cidade está vendo a verdadeira função do servidor público. Observando os serviços de revitalização, a população paulistana está vendo o verdadeiro empenho do prefeito e de toda a equipe”, falou Covas.

Já Gilberto Natalini, secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), comentou sobre a reação das pessoas ao programa: “Entrar no governo como o prefeito João Doria entrou, já trabalhando no primeiro dia e dando início a uma operação como esta, é muito importante! É um exemplo muito necessário, porque a cidade, no ponto de vista de zeladoria, estava muito maltratada. Então, é recuperar, tratar bem São Paulo, limpar e dar condições de civilidade. Estou muito feliz e orgulhoso de estar participando deste momento”, pontuou o secretário.

A atriz Regina Duarte também participou da ação do SP Cidade Linda: “Estou acompanhando os trabalhos e realizando meu papel de cidadã”, comentou.

Para as próximas edições do Cidade Linda, a Prefeitura contará com o trabalho de 340 funcionários de coleta de lixo, 22 servidores da área de segurança pública, 30 da área de assistência social, 43 das Prefeituras Regionais da Sé e Pinheiros, além de 352 funcionários de empresas que prestam serviços à gestão municipal.