Secretaria presta homenagem a mães de filhos com e sem deficiência

Evento foi realizado no topo do Edifício Martinelli e contou com apresentações musicais e bate-papo

O sábado, dia 7 de maio, véspera do Dia das Mães, amanheceu nublado e com boa probabilidade de chuva no centro de São Paulo. A previsão do tempo, porém, não desanimou as dezenas de mães que levaram seus filhos com e sem deficiência ao terraço do Edifício Martinelii para passarem uma tarde de confraternização e desfrutarem de uma programação artística especialmente preparada para elas. E o empenho dessas mulheres (e dos pais também), que transmitem apoio, carinho e amor aos seus filhos diariamente, foi recompensado com um pôr do sol de tirar o fôlego de qualquer um, ainda mais quando observado de um dos locais mais altos da cidade  com vista para outros tantos pontos turísticos de São Paulo.

A homenagem foi organizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo - SMPED, com apoio de instituições e movimentos que realizam trabalhos reconhecidamente competentes pela inclusão na cidade, como o Instituto Olga Kos, Grupo de Mães do Tendal da Lapa, Instituto Movimentarte, e Projeto Simbiose/Caminha Down.

Logo no início, a emoção tomou conta de todas com a leitura de uma carta que conta sobre justamente o que é ser mãe de um filho com deficiência. O texto exalta o papel da maternidade, especialmente nessas situações, e traz uma reflexão sobre as qualidades que essas mulheres carregam para que seus filhos tenham acesso aos seus direitos e a uma vida digna e livre de barreiras.

Na sequência, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, fez questão de dispensar todas as formalidades do evento e ressaltou que o mesmo era uma reunião de amigos. “Dia das Mães comemora-se com as pessoas que amamos e com quem queremos estar juntos. É um dia nosso, construído por todas vocês mães que nos brindam com suas presenças. É um momento de muita paz, de alegria e de comunhão porque somos mães e queremos o bem de nossos filhos”.

Representando o prefeito Fernando Haddad, a primeira-dama Ana Estela Haddad, que coordena a política municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância – São Paulo Carinhosa, enalteceu as diversas parcerias em projetos realizados desde o início da gestão em prol de crianças com deficiência e suas mães. Ana Estela citou o envolvimento da SMPED e da secretária Marianne Pinotti na formulação de estratégias para acompanhamento da gestação, prevenção de riscos, e capacitação de profissionais de saúde e educação para identificar precocemente as deficiências. A primeira dama citou ainda as mais de 100 oficinas realizadas entre 2015 e 2016 para capacitação de pais e profissionais em técnicas de inclusão no ato de brincar, e encerrou afirmando que "a deficiência está no nosso olhar, ela é nossa. A gente que é deficiente, às vezes, ao não enxergar a diversidade, a riqueza e a chance maravilhosa de transcendência que a diversidade nos traz”.

Com esse espírito, a cantora lírica da Ópera Coral do Theatro Municipal, Renata Reis, interpretou a música “Sentimentos São”, tema do filme A Bela e a Fera, cujo um dos trechos diz: “Basta um olhar / Que o outro não espera / Para assustar / E até perturbar”.

Em seguida, os cinqüentões da banda O Verso Obsceno animaram os convidados com um repertório que misturou MPB, rock e poesia. E no final da apresentação, a grande surpresa para o público. O secretário-adjunto da SMPED, Dudu Braga, que é filho do cantor Roberto Carlos, assumiu a bateria e com brilhantismo conduziu o conjunto em grandes sucessos consagrados na voz do seu pai, entre eles “Como é Grande o Meu Amor por Você” e “Nas Curvas da Estrada de Santos”. Dudu aproveitou ainda para contar sua experiência, enquanto filho com deficiência visual, e todo amor e apoio que recebeu de sua mãe e de seu pai ao longo da vida. Ele comentou ainda sobre o convite feito para assumir, pela primeira vez, um cargo público. “Quando aceitei, eu já sabia onde estava entrando porque conhecia o trabalho feito pela SMPED. Essa Secretaria não cuida de política e sim de solidariedade, porque ela cuida justamente da inclusão de pessoas com deficiência”, disse.

A professora Rosana Bignami, do Projeto Simbiose/Caminha Down e mãe da Giovanna que tem Síndrome de Down, elogiou a iniciativa da homenagem. “Foi uma imensa satisfação estar com tantas pessoas de bom coração, em um dia que, mesmo estando com céu encoberto, soube nos brindar com a luz do sol para poder ouvir a secretária Marianne Pinotti e a primeira-dama Ana Estela Haddad, e sobretudo poder compartilhar da alegria de ouvir a voz do Dudu Braga, na sua nova e honrosa função. Eu e a Giovanna adoramos, nos divertimos muito e admiramos aquele espetáculo de cima do belo Edifício Martinelli”, comentou.

Estiveram presentes também entre as convidadas, a representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Sandra Reis, o casal Wolf e Olga Kos, além de Sônia Bonas e Solange Manzi, do Grupo de Mães da Lapa.


Fotos (Crédito: SMPED/Divulgação)
 

Foto 1 - Marianne Pinotti, Dudu Braga e Ana Estela Haddad
Foto 2 - Rosana Bignami
Foto 3 - Dudu Braga arriscando no vocal
Foto 4 - Pôr do sol abrilhantou a homenagem às mães
Foto 5 - Banda O Verso Obseno
Foto 6 - Renata Reis interpretando "Sentimentos São"