Abril Marrom: Palestras abordam diagnóstico precoce para combate à cegueira

Especialistas em oftalmologia puderam esclarecer ao público dúvidas sobre algumas doenças que levam ao comprometimento da visão

Conscientização, informação e dicas de como prevenir a cegueira foram os grandes destaques do segundo dia do ciclo de palestras aberta ao público da campanha “Abril Marrom”, realizada na última sexta-feira (15), no teatro Ruth de Souza, localizado dentro do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, zona sul da capital.

Especialistas em oftalmologia puderam esclarecer ao público dúvidas sobre algumas doenças que levam ao comprometimento e até perda total da visão.

Iniciando a roda de conversa, o oftalmologista Suel Abujamra falou da importância da conscientização da população em frequentar um médico regularmente. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 60% das causas de cegueira são preveníeis se tiver um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. Por isso esta iniciativa é maravilhosa, pois conseguimos reunir um grupo excelente de profissionais da área médica para mostrar e ensinar que todos precisam ser avaliados constantemente”, comentou Dr. Abujamra.

Em seguida, o médico especialista em retina e vítreo do Departamento de Oftalmologia da USP, André Marcelo Vieira Gomes, abordou a Retinopatia Diabética, doença muito comum na população, que pode ser facilmente evitada. “Muitos pacientes não sabem que a diabetes pode gerar cegueira se não tratada. Esta doença atinge em torno de 12 milhões de pessoas no país, segundos dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Por isso a conscientização é fundamental”, comentou Dr. Gomes.

Recursos de acessibilidade e diferentes formas de enxergar foram discutidos na palestra do e Especialista em Deficiência Visual no Brasil, Marcos Wilson Sampaio, que apresentou dados e as novas tecnologias que ajudam pessoas com deficiência visual a viverem de forma plena.

Na sequência, as doutoras Denise de Freitas e Dra. Nilva Simeren Bueno de Moraes palestraram sobre traumas e prevenção da cegueira e doenças infantis.

Todas as palestras contaram com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais para garantir a total acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva.
O Abril Marrom foi uma iniciativa do Instituto Suel Abujamra e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia com parceria das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).

Palestra voltada a profissionais da Saúde

O próximo ciclo de conversa será restrito e específico para médicos, pesquisadores entre outros profissionais da saúde para aprimorar experiências na área da oftalmologia. Confira o dia e os palestrantes:

Dia 29 de abril (Público-Alvo: Médicos, Pesquisadores e Outros Profissionais de Saúde)

14h15 - Cirurgias Reparadoras do Segmento Anterior
Dr. Pedro Carlos Carricondo - Doutor em Ciências da Saúde - Área Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico Assistente da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas FMUSP.

15h - Glaucoma
Dr. Alexandre Tomio – Mestre Profissional em Administração da Prática Oftalmológica pela Universidade Federal de São Paulo. Chefe do Setor de Glaucoma do Instituto Suel Abujamra.

16h – Cirurgias Reparadoras do Segmento Posterior
Dr. Julio Zaki Abucham Neto - Especialista em Retina e Glaucoma pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Preceptor da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas FMUSP .

16h45 - Catarata
Dr. Lincoln Leme de Freitas - Mestre e Doutor em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. É Chefe do Setor de Catarata da Escola Paulista de Medicina e Chefe do Setor de Catarata do Instituto da Catarata.