Professores da Rede Municipal iniciam pós-graduação em Educação Especial

Curso é oferecido gratuitamente pela Unesp em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A aula inaugural foi ministrada pelo prefeito Fernando Haddad

Nesta terça-feira, dia 8 de março, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ministrou a aula inaugural para os cursos de Especialização em Educação Especial voltado a 360 professores da Rede Municipal de Ensino, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Unesp.

Os professores formados pelos cursos de Pós-Graduação poderão atuar nas SAAI – Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, CEFAI – Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão, nas EMEBS, e nas Unidades Polo de Educação Bilíngue.

Haddad, que foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, falou sobre o processo que comandou no MEC para universalização da educação inclusiva na rede pública de ensino e os benefícios que este panorama trouxe para todos os alunos. “Conviver com a diferença é parte da educação. A questão da inclusão da pessoa com deficiência exige da rede um aperfeiçoamento cada vez maior, do ponto de vista de infraestrutura e da formação”, comentou.

O evento reuniu alunos representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e professores e coordenadores do Núcleo de Educação à Distância da Unesp (NEaD). Alunos da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Mário Bicudo interpretam na língua brasileira de sinais (Libras) o Hino Nacional Brasileiro durante a aula no campus Barra Funda da Unesp.

“Todas as vezes que a gente dá passos para nos ajudar a compreender melhor o fenômeno humano e as relações de convivência, de aprendizagem, nós nos transformamos em pessoas melhores”, afirmou o secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita.

Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, a atual gestão está sendo marcada pela formação constante em educação inclusiva para os profissionais da rede. “Mais de seis mil educadores recebem, anualmente, cursos na área de Educação Especial. Além disso, houve a criação de 150 novas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI), a ampliação de quatro para oito Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) dos CEFAIS, totalizando 104 profissionais”, complementou a secretária.

Estiveram presentes também a coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, o pró-reitor da Unesp, Prof. Dr. Eduardo Kokubun, o coordenador do Núcleo de Educação a distância da Unesp, Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior e a diretora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (COPED), Profa. Fatima Aparecida Antonio, além das coordenadoras dos cursos de Altas Habilidades e Deficiência Auditiva da Unesp, Profa. Dra. Maria Cândida Soares Del-Masso e Profa. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini.

Sobre os Cursos – Os Cursos de Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez e Especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação serão ofertados na modalidade semipresencial e oferecerão aos educadores da Rede Municipal referencial teórico específico, bem como conhecimentos e recursos práticos necessários para atuarem na Educação Bilíngue para Surdos e no Atendimento Educacional Especializado - AEE oferecido aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.