SMPED marca presença na 30ª edição do Recreio nas Férias com atividades inclusivas para crianças de todas as idades

Até o dia 22, 45 oficinas do “Brincar Inclusivo” levam animação e brincadeiras para toda a cidade

 Nada melhor que teatro, dança, passeios, música, brincadeiras e muita diversão para curtir o período de férias escolares. Por isso, a Prefeitura de São Paulo organiza o ‘Recreio nas Férias’, que promove centenas de atividades esportivas e culturais para crianças e jovens de 4 a 14 anos. Este ano, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida contribuiu com essa iniciativa no oferecimentos de 45 oficinas variadas espalhadas por CEUs - Centros Educacionais Unificados de todas as regiões.

Nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro, aconteceu a abertura oficial da 30ª edição do evento no CEU Alvarenga, em Cidade Ademar, que reuniu mais de 530 crianças e familiares que participaram de aulas de música, teatro, brinquedos e outras diversas ações. Entre uma contação de história e muita brincadeira, os secretários municipais Marianne Pinotti, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e Gabriel Chalita, da Educação, acompanharam as atividades do período da manhã, bem como as oficinas da SMPED.

Esta edição do ‘Recreio nas Férias’ tem como tema “Brincando com Olímpiadas e Paralimpíadas” e acontece em 71 pólos por toda a capital, como em CEU´s, Escolas Municipais Ensino Fundamental (EMEF´s) e associações até o dia 22 deste mês.

Fátima Santos acordou bem cedo para levar os filhos Leonardo (9) e Leila (5) para aproveitar as atrações do Recreio nas Férias no CEU Alvarenga. “Meus filhos adoram teatro e música, e por serem muito agitados, os trouxe aqui para gastarem muita energia brincando”, comentou rindo.

Jaçanã, Cidade Tiradentes, Jardim Paulistano, Sapopemba, Anhanguera, São Matheus e mais. Estas são algumas das regiões da cidade que receberão uma das 45 oficinas do projeto “Brincar Inclusivo”, da SMPED, que estimulam o aprendizado por meio da brincadeira com foco em crianças e jovens com e sem deficiência. Todas as oficinas serão realizadas nos CEU’s de São Paulo

“Diversão e aprendizado são a fórmula ideal no processo de inclusão, por isso queremos que todas as crianças brinquem e aprendam juntas e as atividades do ‘Recreio nas Férias’ são oportunas para isso. Este é o momento em que podemos estimular, de forma descontraída, a cooperação desde a infância”, ressaltou a secretária Marianne Pinotti.

Todos os pólos funcionam das 9h Às 16h30. Para participar do Recreio nas Férias não é preciso ser aluno de uma escola municipal, basta se inscrever em um dos locais que estão sendo realizado o programa levando autorização assinada pelos pais.