Inovação e tecnologia ganham estímulo com novos laboratórios digitais da Prefeitura que podem ser aliados na inclusão

Equipamento oferece a estudantes acesso a impressoras 3D para desenvolver protótipos de novos produtos como equipamentos de reabilitação e games

Impressoras 3D, cortadora à lazer, softwares de modelagem e animação para programação em computadores e fresadoras são alguns dos equipamentos que os estudantes da capital paulista terão acesso com a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital (Fab Lab Livre SP). Com sua primeira unidade inaugurada nesta quinta-feira (17/12), no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, o projeto tem como objetivo estimular o desenvolvimento de protótipos de novos produtos por meio das máquinas de produção digital.

“Queremos mudar a cabeça dos jovens para que possam inovar e perceber a produção de outra maneira. Aqui será possível fazer desde um game até o protótipo de uma cadeira ou abajur.”, comentou o prefeito Fernando Haddad na cerimônia de inauguração.

Os Fab Labs são espaços de produção colaborativa em que os estudantes terão cursos de técnicas de fabricação digital para que possam criar modelos de baixo custo para manufatura em larga escala. “É maravilhoso que esta tecnologia tão moderna seja disponibilizada para os jovens de todas as regiões da cidade. Imagine no futuro os Fab Labs desenvolvendo tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Será maravilhoso!” , falou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.

A iniciativa vai atender também startups que queiram utilizar os laboratórios para se desenvolver no mercado e ajudar a impulsionar o empreendedorismo. “Os tecnologias dos Fab Labs vão permitir, por exemplo, desenvolver próteses para melhorar a qualidade de vida dos que têm mobilidade reduzida”, disse o secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro.

Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital

O Fab Lab Livre SP será gerenciado pela ITS Brasil, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aproveitamento de tecnologias voltadas para o interesse social. A unidade funcionará conectada também com o Fab Lab da Universidade de São Paulo (USP).

Além da unidade de Cidade Tiradentes, outros três estão em fase de testes e deverão ser inaugurados até o final de dezembro. Os outros oito serão abertos até março de 2016. Os 12 laboratórios deverão atender 1.500 estudantes por mês.