Animação e conscientização marcam abertura do Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência

Mais de 250 pessoas participaram do encontro sobre prevenção do câncer de mama

Palestras, informações e música marcaram a abertura do encontro “Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência - Reconstruindo a vida”, que reuniu mais de 250 pessoas no último sábado (3), para conscientizar as mulheres - em especial as com deficiência e cuidadoras - sobre a importância da prevenção do câncer de mama e a realização dos exames de rotina para a detecção da doença.

O Outubro Rosa já virou um marco no estímulo para que as mulheres prestem mais atenção em sua saúde. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), com o apoio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida  e de Saúde da Prefeitura de São Paulo, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD - SP,  do Centro de Convenções Frei Caneca e das instituições Unaccam e Se Toque, acontece até o final do mês e oferece uma série de atividades como palestras, esclarecimento de dúvidas, teatro, coral de crianças e outros, todos realizados no 6º andar do Shopping Frei Caneca, no bairro da Consolação.

A cerimônia de abertura contou com recursos de acessibilidade como audiodescrição, intérpretes e guia-intérprete de Libras, para que todos acompanhassem a programação. “Fizemos um evento totalmente acessível com o objetivo de promover a saúde oferecendo informações para mulheres com e sem deficiência da cidade, e assim construímos juntas melhores condições”, falou a secretária municipal Marianne Pinotti na ocasião.

“O câncer de mama assola mais de 57 mil mulheres no Brasil apenas este ano, por isso o lema da Sociedade Brasileira de Mastologia este ano é nenhuma mulher sem peito pela importância de todas as mulheres terem sua autoestima valorizada.”, disse o presidente nacional da Sociedade Brasileira de Mastologia Ruffo de Freitas Jr.

Em um esforço para que o estímulo seja ainda mais efetivo, foram distribuídos vouchers para exames gratuitos de mamografia para mulheres com deficiência e cuidadoras presentes. “Só em 2014 foram realizados 230 mil exames de mamografia na rede municipal da saúde. A Prefeitura de São Paulo vem fazendo um grande esforço para aproximar os exames de onde as pessoas moram, oferecendo assim mais acesso a todos e reduzindo a fila da mamografia”, falou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha.

Padilha ressaltou ainda a importância dos hábitos saudáveis na prevenção de doenças: “Precisamos aproveitar este mês de sensibilização do câncer de mama para refletir sobre os fatores de riscos que nosso modo de viver promove, como a obesidade e o tabagismo, e a relação direta que isto tem com alguns tipos de câncer”.

“Meu pai, o Dr. Pinotti, sempre dizia que as mulheres cuidavam da casa, dos maridos, dos filhos e só pensam por último em sua saúde. Por isso, nós que trabalhamos com políticas públicas para facilitar cada vez os atendimentos às mulheres. Mamografia é obrigatório para todas as mulheres a partir dos 40 anos para prevenir o câncer de mama”, completou a secretária Pinotti.

Arlete Reis, de 41 anos, que possui baixa visão, utilizou a audiodescrição como apoio para acompanhar todos os detalhes do evento. Muito atenta a todas as informações das palestras, comentou como foi a primeira vez que fez o exame de mamografia. “Estava com muito medo de fazer a mamografia porque as pessoas falavam que era dolorido e desconfortável, mas minha primeira experiência foi ótima. A doutora me falou tudo que estava fazendo e senti só um pouquinho de dor”, explicou.

Uma das participantes que recebeu o voucher para o exame de mamografia foi Francisca Albina de Almeida, de 69 anos, que possui deficiência física. Muito preocupada com a saúde, Dona Francisca, como gosta de ser chamada, gostou muito do evento e esclareceu diversas dúvidas sobre o câncer de mama. “Confesso que estou atrasada com a mamografia, fiz há mais de um ano. Mas aqui pude conversar com os doutores e assistir a palestra do Carlos Alberto Ruiz e saber dos riscos que eu tinha. Adorei e ainda vou fazer o exame”, contou.

As mulheres que foram cadastradas durante o evento pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e entidades sociais serão acompanhadas durante o processo completo de atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram da mesa de abertura a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Dulce Xavier; o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional de São Paulo, Vilmar Marques de Oliveira; o presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Mastologia, Carlos Alberto Ruiz; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD-SP Gersonita Souza; o diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, Winston Chagas; entre demais autoridades.

Sobre o Outubro Rosa - O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno dessa nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. A primeira iniciativa vista no Brasil foi em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo.

O movimento Outubro Rosa alerta as mulheres para o risco do câncer de mama e a importância dos exames de rotina para a detecção precoce da doença. O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres no Brasil e exige cuidados. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que ocorram mais de 57 mil novos casos em 2015, assim como no ano passado.