Atividades culturais marcam abertura da semana de Luta pelos Direitos das Pessoas com deficiência

Autódromo de Interlagos receberá nos dias 19 e 20 apresentações inclusivas e gratuitas de dança, música e esporte para toda a família

Setembro é um mês simbólico para as pessoas com deficiência já que no dia 21 é celebrado o Dia Nacional de Luta pelos seus Direitos. Abrindo as comemorações da data que marca ainda o início de uma semana inteira de iniciativas dedicadas ao tema, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida promoverá nos dias 19 e 20 de setembro uma série de atividades gratuitas de esporte, lazer e entretenimento inclusivos no Autódromo de Interlagos.

“É um momento de celebrarmos os avanços que já alcançamos na equiparação dos direitos das pessoas com deficiência e também de refletirmos sobre as barreiras que ainda existem para termos uma sociedade mais inclusiva. Organizamos uma programação repleta de ações de lazer para toda a família que vão aproximar os cidadãos desta temática”, afirma a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.

No sábado (19), a abertura da agenda ficará por conta do Grupo de Percussão NURAP formado por jovens com e sem deficiência, que apresentam um número musical que mistura diversos ritmos brasileiros. Em seguida, a energia da capoeira adaptada invade o estande com o grupo do Tendal da Lapa.

Entre as atrações culturais, destaque para a Banda Música do Silêncio, formada por alunos com e sem deficiência auditiva das escolas municipais EMEE Madre Lucie Bray e EMEF Marechal Rondon, que apresentam vasto repertório de hits nacionais e internacionais. Ao longo do dia, o DJ Anderson Farias - que possui deficiência visual - apresenta um mix dos melhores sucessos brasileiros de todas as épocas que sempre fazem o público dançar.

Os esportes radicais também marcam presença na comemoração com o Grupo Anjos Guerreiros que impressiona os convidados com as manobras eletrizantes em skate adaptado. Além deles, o Projeto Judô para Todos Brasil, equipe de judocas com deficiência, promete surpreender. Haverá também oficina de Libras que dará noções básicas de comunicação em sinais. Para registrar todas as atividades, fotógrafos com Síndrome de Down da Galera do Click estarão atentos em todos os detalhes.

O evento conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo que levará uma unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo - CATe no domingo (20), cadastrando currículos de pessoas com deficiência que buscam recolocação no mercado de trabalho e fazendo a intermediação com vagas já existentes em seu sistema.

Toda a programação acontecerá dentro do estande da Secretaria na Feira Mobility & Show, uma mostra de veículos acessíveis com representantes dos principais segmentos do mundo automotivo.

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência

Instituído em 1982 por movimentos sociais e oficializado com a Lei Federal nº 11.133, o dia 21 do mês de setembro foi escolhido pela proximidade da primavera e do Dia da Árvore; representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Programação Completa:

         Sábado – 19 de Setembro

9h Abertura Oficial do Evento

11h

Apresentação Musical do Grupo de Percussão NURAP
12h Capoeira Adaptada – Grupo de Mães de Jovens Especiais do Tendal da Lapa
13h Apresentação de manobras em skate adaptado – Grupo Anjos Guerreiros
14h Apresentação do projeto "Judô para Todos Brasil" 
15h Apresentação de dança - Apae São Paulo
16h Apresentação de manobras em skate adaptado – Grupo Anjos Guerreiros 
17h Apresentação Musical Banda Música do Silêncio
Durante todo o evento Apresentação do DJ Anderson Farias
Durante todo o evento Registro do evento por Fotógrafos com Síndrome de Down – Galera do Click

 

         Domingo – 20 de Setembro
 

14h Oficina de Libras
15h Oficina de Libras
16h Oficina de Libras
Durante todo o evento
 Apresentação do DJ Anderson Farias
Durante todo o evento  CATe Móvel
Durante todo o evento  Apresentação de manobras em skate adaptado – Grupo Anjos Guerreiros

Serviço:

Comemoração Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Dias: 19 e 20 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Autódromo de Interlagos / Mobility & Show
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 261- Interlagos