Agremiações de samba deram o tom do "Prefeitura no Bairro" em Sapopemba

Prefeito Fernando Haddad, vice e secretários ouviram as reivindicações em mais uma reunião de trabalho aberta à população da região

 Antes das 9h da manhã do sábado, dia 18, o canteiro central da Avenida Vilanova Artigas já estava tomado pela população que consultava as barracas de atendimento e ações de zeladoria para aprender, tirar dúvidas ou encaminhar demandas de melhorias para o bairro de Sapopemba. Com agremiações de samba da região dando o tom, esta última edição do “Prefeitura no Bairro”, que recebeu a visita do prefeito Fernando Haddad e dos secretários e representantes de autarquias municipais, foi marcado por reivindicações com relação às demandas de moradia da região e pela oportunidade de estabelecer um papo aberto entre população e poder público, bem como o encaminhamento das questões na busca por soluções viáveis.

“Às vezes é uma coisa mais simples, uma faixa de pedestres salva a vida de uma criança na porta da escola, outras vezes é uma coisa mais complexa que leva mais tempo, mas de qualquer maneira, a comunidade acompanha as atividades da prefeitura e fica sabendo se a administração está trabalhando sério para resolver os problemas da cidade ou não, e se não estiver, põe pressão para a coisa andar. Esse é o objetivo do ‘Prefeitura no Bairro´”, ressaltou o prefeito lembrando que o encontro é mais que um evento e deve ser encarado como uma reunião de trabalho.

Apenas na primeira semana de atividades, foram realizados quase 2.500 atendimentos nas tendas do Trabalho, Saúde, Assistência Social, Habitação, Verde e Meio Ambiente e também da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que oferece aconselhamento jurídico e de acessibilidade arquitetônica, além de reforçar os serviços oferecidos para os cidadãos com alguma deficiência. A vice-prefeita Nádia Campeão lembrou da importância desse processo de aproximação com a população.

Com a presença de muitos atores políticos que apontaram cada ação particular realizada, a secretária Marianne Pinotti, apontou as preocupações transversais da secretaria com a vida de todos. “Estamos dando atenção à saúde, à educação das crianças com deficiência, ao esporte, às iniciativas de cultura e lazer, todas as questões que envolvem o trabalho da pessoa com deficiência na cidade de São Paulo e a inclusão social de todos. Com isso, a gente consegue construir uma cidade cada vez mais educadora, cada vez mais carinhosa, cada vez mais saudável e cada vez mais inclusiva para todos que moram aqui.”

“Gostaria de acrescentar que eu e Luiz Antonio Medeiros [secretário de Coordenação das Subprefeituras], junto com o prefeito Fernando Haddad, vamos fazer um milhão de metros quadrados de calçadas até o final do ano, um presente importante para a cidade de São Paulo”, destacou ainda sobre o projeto apresentado para a construção e reforma dos passeios públicos e privados.

Ainda no palco em que as falas estavam sendo realizadas, o secretário municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, tomou a palavra e apontou um senhora sentada ao fundo dos presentes. “Gostaria de lhe convidar, como a secretária responsável pela Pessoa com Deficiência, para cumprimentarmos ela juntos”, disse ao levar Marianne Pinotti ao local onde a senhora estava.

Em uma cadeira cedida pelas tendas organizadoras, dona Maria de Fátima Andrade explicou para Pinotti e Suplicy que fez cirurgia no joelho e que por isso tem dificuldades de locomoção e hoje realiza sessões de fisioterapias para melhorar. Maria de Fátima estava presente fazendo parte do movimento organizado de moradia pela regularização da ocupação Vila Califórnia, localizada na Avenida Aricanduva.

Agenda para as próximas ações integradas “Prefeitura no Bairro”:
- 20 de julho: subprefeitura de Jaçanã/Tremembé
- 27 de julho: subprefeitura de Casa Verde
- 03 de agosto: subprefeitura da Lapa
- 10 de agosto: subprefeitura de Ermelino Matarazzo
- 17 de agosto: subprefeitura de Perus