Cultura e educação em passagem do "Prefeitura no Bairro" por Taipas

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida marca presença em Pirituba e conhece a implantação de uma Sala de Apoio à Inclusão na região

 Um sarau marcou a chegada do programa “Prefeitura no Bairro” em Taipas, região da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, local escolhido para receber, a partir desta segunda-feira, 25 de maio, a nona edição desta ação que aproxima a população da administração municipal. Poesias de autores consagrados e anônimos foram declamadas pelos participantes, que puderam ainda apreciar um pouco de literatura de cordel e rap poético apresentados por coletivos de cultura de bairros locais. Uma biblioteca escambo foi também montada para incentivar as pessoas à leitura.

Durante 15 dias, diversas secretarias municipais somarão esforços com a Subprefeitura para intensificar serviços de zeladoria por ruas da região e promover atendimento direto à população. Os córregos Rio do Fogo e da Parada, conhecidos por inundarem em época de chuvas fortes, já passam por um trabalho de limpeza e desassoreamento. Também estão sendo feitas a Instalação e renovação de sinalização de trânsito, operações tapa buraco e cata bagulho e troca de luminárias públicas. Na Rua Lucinda Simões, em frente à Cohab de Taipas, diversas tendas foram montadas para levar à população, até o dia 30, orientações sobre trabalho e renda, preservação do meio ambiente, programas sociais, direitos das mulheres, campanhas de saúde voltadas à vacinação, ao combate da dengue e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida oferece orientações jurídicas e técnicas relativas à acessibilidade e esclarecimentos sobre programas municipais voltados à inclusão. “É fundamental estarmos presente no território. Trabalhamos todas as áreas da pessoa com deficiência, incluindo esporte, cultura, trabalho, educação e assistência social em um plano que envolve 20 secretarias”, comentou a secretária Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida).

“A semana inteira, todas estas tendas que estão aqui vão fazer um atendimento de todas as áreas da Prefeitura. Mas não vai ficar só aqui nesta praça, vamos percorrer todas as ruas do bairro. O Prefeitura no Bairro é para a área de serviços, de limpeza, um tipo de faxina que a gente faz no bairro. Para isso trazemos todo mundo, com todas as forças da Prefeitura”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão, que também coordena o Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS).

Depois de um pouco de cultura e encontro com a comunidade, a próxima ação foi conhecer um dos equipamentos de educação da região de Taipas. Junto de sua equipe, a secretária Marianne Pinotti visitou a recém-aberta Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - também conhecida apenas como SAAI - da escola de ensino fundamental Prof. Eliane Benute Lessa Ayres Gonçalves.

No momento de sua chegada, o aluno João, do 8º ano, lia uma história com a ajuda da coordenadora da sala, Isildinha de Jesus, que há 20 anos atua no sistema público de educação, mas há apenas dois vem se especializando em educação sob a perspectiva inclusiva. Com empolgação ao contar as história de cada um de seus alunos, falou sobre cada pequeno avanço que tem feito nesta aproximação. Para Isildinha, seu grande desafio ainda é com os pais dos estudantes, em um processo lento, porém gratificante, de desmistificação da deficiência, bem conscientização no suporte que os familiares podem dar para o desenvolvimento das habilidades dentro da sala de aula.

Também no encontro, a professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão que supervisiona as entidades da região, Giovana Pietrafesa Sellge, explicou a diferença de crianças com deficiência que recebem acompanhamento desde cedo. “Quando essa criança já vem da creche com esse encaminhamento para a escola municipal é tão bonito de ver, porque dá para continuar o trabalho. Esta inclusão, mesmo com as dificuldades, está acontecendo, e a gente não pode desistir”, disse.

Fotos - crédito: divulgação/SMPED

Foto 1 - Equipe no estande da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Foto 2 - Tenda do saura cultural com a presença de secretários e da vice-prefeita, Nádia Campeão

Foto 3 - Secretária Marianne Pinotti em fala de abertura

Foto 4 - Visita da secretária à EMEF, com a professora Isildinha ao centro e Renata Belluzzo Borba, da equipe de Projetos de Inclusão.