"Prefeitura no Bairro" reforça contato da secretaria com escola, UBS e entidade de Itaquera

Equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida aproveita evento em Itaquera para ouvir demandas locais

Umas das áreas mais populosas da cidade de São Paulo, a região de Itaquera foi o alvo escolhido para a recente intervenção do “Prefeitura no Bairro”, ação encabeçada pela vice-prefeita Nádia Campeão com o propósito de levar serviços diretamente ao encontro das comunidades. Entre os dias 18 e 30 do mês de maio, iniciativas de zeladoria pública e melhorias efetivas nos bairros serão intensificadas, bem orientação sobre ações de  aconselhamento em educação, trabalho, combate à violência contra a mulher, assistência social, educação no trânsito, cidadania, informações sobre o controle de pestes e seus riscos à saúde e muito mais.

O subprefeito Maurício Luiz Martins apontou que as ações iniciadas em Itaquera ganharam força com as obras que antecederam os jogos da Copa do Mundo, mas fez questão de lembrar as palavras do prefeito Fernando Haddad ao ser convocado para o cargo há um ano: “não esqueça que Itaquera tem outras ruas, tem outros bairros e não é só Copa”.

Todas as tendas foram organizadas em um corredor de serviços no pátio da Inspetoria Regional de Itaquera da Guarda Civil Metropolitana (Prof. João Batista Conti n° 285), onde a população também pode receber diretamente orientações sobre os direitos da pessoa com deficiência, assistência jurídica especializada e contar com o auxílio de intérprete de Libras.

“É um grande prazer trazer nosso trabalho também para a subprefeitura de Itaquera, pensando da vida das pessoas com deficiência no território onde elas vivem, em sua mobilidade e em seus quesitos de saúde, cultura e esporte”, destacou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, apontando a necessidade que familiares e cuidadores façam uso das ferramentas dispostas para a melhoria do bem-estar de seu ente.

Sobre a escolha pela área de José Bonifácio, Nádia Campeão apontou a escolha do ponto como local de encontro com a comunidade. “Desde 2013 a gente vem muito a Itaquera. Alguém poderia pensar que foi por conta da Copa do Mundo, mas a verdade é que depois viemos mais ainda, pois Itaquera está em permanente transformação, um dos compromissos que tínhamos. Já que está no centro da zona leste, tudo que acontece aqui acaba beneficiando toda a região”, disse.

Aproveitando a visita à região, a Dr. Marianne Pinotti circulou por Jardim São Pedro, pela Colônia e imediações para se colocar à disposição de equipamentos de saúde, educação e assistência social na colaboração com a melhoria da vida dos atendidos.

Encontro nos Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência

Enquanto as orientações aconteciam na praça, Marianne Pinotti conheceu a Organização Casa do Cristo Redentor, com 11 núcleos espalhados por um enorme terreno de 170 mil m² com bosque e horta. Entre os aparatos há uma creche e também o atendimento conveniado com a Secretaria Municiapal de Assistência e Desenvolvimento Social para cerca de 120 crianças em três diferentes Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), sendo o “Criando Asas”, de I, para crianças até 6 anos, atendidas com a participação direta de mães ou familiares em três turnos diferentes; o II para dos 7 até 14 anos e o III já para jovens acima de 15 anos. Estes últimos, na função de contraturno escolar, ganhou o nome de “Alegria de Viver”.

No momento do encontro com as coordenadoras Cristiana Teixeira, responsável pelos pequeninos do NAISP I, e Patrícia Venturelli, no II e III, mães realizavam atividades educacionais com seus filhos. Para estimular que reconhecessem os animais, a brincadeira era uma batata-quente com bichinhos de pelúcia em que ao final da música mãe e criança imitavam o som do seu animal.
Marianne Pinotti entrou na farra e se sentou no chão para acompanhar um pouco da ação e caiu na gargalhada ao ouvir uma das mamães imitar com maestria um galo.

Partindo para uma conversa com as assistentes sociais, psicólogas e coordenadoras, a demanda foi por capacitação de mais profissionais de educação que atendem essas crianças e jovens com deficiência nas salas de aula regulares, o que daria mais autonomia e aproximação com os alunos. Outra questão levantada foi o reforço no transporte para a Casa do Cristo Redentor, seja ele convencional ou por meio do Atende.

Conhecendo a Escola Municipal do Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Calixto

Com 1300 estudantes, sendo quatro salas noturnas de educação de jovens e adultos, a EMEF Benedito Calixto também recebeu a passagem da secretária Marianne Pinotti e sua equipe. Entre outros fatores, a escolha pelo local deu-se pelo fato da existência de uma Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) específica para o atendimento em contraturno dos alunos com deficiência, que hoje chagam aos 25, que em sua grande maioria fazem acompanhamento educacional na própria entidade.

Quando a escola passou por uma grande reforma há oito anos, o reforço na acessibilidade aconteceu pela implantação de rampas e elevador. Agora, a SAAI de atendimento multifuncional deve ser transferida para um espaço mais amplo, possibilitando novas ações.

Visita à UBS Nossa Senhora Aparecida

Para finalizar a manhã, o último encontro foi com profissionais da UBS Nossa Senhora Aparecida, que conta com Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) e de Saúde Auditiva (NISA). Ambos os serviços poderão passar por requalificação para se transformarem em um Centro de Reabilitação Integrada (CER) de nível III, que proporciona um atendimento integral e multidisciplinar à pessoa com deficiência e a sua família.

“Enquanto a gente tem uma demanda muito grande por fisioterapia, ortopedia e fonoaudiologia, temos também um índice de desistência muito grande na área. E isso preocupa. Se tem a necessidade e os pacientes querem tanto por que todas essas faltas? Então tentamos articular melhor isso, pois alguns dizem que as consultas são agendas com muita antecedência, por exemplo”, ressalta Ana Paula Mota Catarino, recentemente no cargo de interlocutora da área técnica da pessoa com deficiência em Itaquera, que trabalha integrada com a interlocutora para saúde mental, Patrícia Mendes Franco.

Com a alta demanda por tratamentos especializados inclusive para a pessoa com deficiência, a região já conta com a liberação de um terreno para a construção de outro CER, que reforçará a atenção à reabilitação e às famílias dos pacientes.

Durante a visita, a pequena Emanuele, de três anos, era acompanhada por sua mãe em uma sessão de fisioterapia para reforçar seu caminhar e dar mais autonomia e segurança à criança ao subir e descer escadas. 

Fotos - créditos: SMPED/divulgação

Foto 1 - Secretária com mães e crianças da Casa do Cristo Redentor

Foto 2 - Equipe da organização Cristo Redentor

Foto 3 - SAAI na EMEF Benedito Calixto

Foto 4 - Equipe de educação da EMEF e coordenadoria regional ao lado de MArianne

Foto 5 - Sala de reabilitação na UBS

Foto 6 -  Equipe que acompanhou a visita à UBS e profisssionais de atendimento