Emoção em roda de conversa com mães de Sapopemba

Mães de crianças da deficiência em Sapopemba dividem suas histórias de vida com a secretária Marianne Pinotti e com a a primeira-dama Ana Estela Haddad

Rodas de conversa são um momento de troca e compartilhamento em que os participantes se sentem abertos para verbalizar seus sentimentos. E foi com a vontade de homenagear as matriarcas, neste mês de maio, e de reforçar os laços de cuidado com mães de jovens e crianças com deficiência que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida conjugou forças com as iniciativas desenvolvidas pelo projeto “São Paulo Carinhosa”, encabeçado pela primeira-dama, Ana Estela Haddad, para proporcionar às mulheres de Sapopemba esse espaço de comunhão na última terça-feira, dia 12.

O local para o encontro foi a EMEF Arquiteto Vilanova Artigas, escola grande da região que atende em sua Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) cerca de 40 alunos com deficiência divididos em dois turnos, que são constantemente acompanhados por Patrizia Maria Antonângeli Cozzi e por Naci Ribeiro, as coordenadoras da sala. No final de abril, a diretora Selma Damasceno abriu as portas da escola para receber a secretária Marianne Pinotti em visita da iniciativa “Prefeitura no Bairro”, daí o desdobramento na escolha.

Antes da roda de conversa, uma breve visita às dependências da instituição apresentou as iniciativas inclusivas já realizadas na comunidade. A dinâmica, coordenada por representantes do Instituto Ohana, que atende famílias em situação de vulnerabilidade, começou com uma analogia entre o grupo heterogêneo presente e as flores de um buquê, cada uma com suas peculiaridades. “Vocês são flores e os filhos de vocês são flores, cada um diferente, cada um com sua beleza”, disse a mediadora Lúcia Hartmann enquanto um buquê era repartido entre as pessoas que faziam uma breve apresentação sobre usas experiências.

“Eu acho que vocês são mães em dobro. E quando refletimos sobre um programa ou ação mais voltada para cuidar de quem cuida, sabemos que vocês enfrentam muitas dificuldades e problemas, e às vezes enfrentam preconceitos, quando na verdade o que está em jogo é a diversidade”, destacou Ana Estela Haddad em seu momento de exposição após falar sobre seus próprios filhos.

A mãe Cristina Rodrigues dos Santos contou sobre seus filhos gêmeos que estudam na EMEF e sobre a alegria de conhecer Marianne Pinotti, a quem fez agradecimentos destinados ao pai, Dr. José Pinotti, por ter assistido seu processo de inseminação artificial realizado no Hospital das Clínicas em 2002. “Fiquei dois anos na fila para ter a possibilidade de ser mãe”, contou.

“Gostaria de dizer que estamos inaugurando um curso, com a ajuda da Ana Estela Haddad, que vai incluir muitas famílias, professores, mães e alunos neste pensamento de cuidar de quem cuida, que deve atingir 300 pessoas. Além de uma oficina sobre o brincar inclusivo, para que crianças com e sem deficiência possam desenvolver brinquedos e formas de brincadeiras juntos”, disse Marianne Pinotti dando continuidade aos trabalhos iniciados no evento.

Aos final, como agradecimento pelo compartilhamento de suas vidas, as mães ganharam vales de corte ou escova de cabelo para darem continuidade no olhar com carinho também para suas demandas pessoais.

 

crédito da foto: SGM / Eduardo Ogata