Aula de Libras reúne crianças e adultos no encerramento da primeira fase do Prefeitura no Bairro na Brasilândia

A Praça Sete Jovens, na Brasilândia, foi palco de uma série de ações da Prefeitura para os moradores da região. Teve inclusive aula de Libras para crianças e adultos

A oportunidade de aliar a brincadeira, o lúdico e um novo aprendizado, no caso o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais – Libras, chamou a atenção de crianças, adolescentes e até de adultos que circulavam no sábado (dia 9) pela Praça Sete Jovens, no Jardim Elisa Maria / Brasilândia (zona norte), local escolhido para receber a sexta edição da “Prefeitura no Bairro”. A intérprete da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Ana Xavier, foi a responsável por ensinar os sinais que permitem a comunicação com os surdos. O que começou com apenas poucas crianças, se transformou em uma grande roda de pessoas interessadas em conhecer aquela nova língua.

No último dia da primeira fase de atividades na Brasilândia, o prefeito Fernando Haddad, a primeira-dama Ana Estela Haddad (coordenadora de políticas para a primeira infância), a vice-prefeita Nádia Campeão e diversos secretários municipais visitaram os locais de atendimento e alguns equipamentos públicos do entorno. No Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Santa Tereza, a equipe pôde conhecer as instalações e acompanhar as atividades do Projeto Família na Escola, que reúne crianças e familiares em oficinas de artes. Em conversa com a diretora Maria Clara, a secretária Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência) quis saber do trabalho realizado para inclusão dos alunos com deficiência matriculados no CEI. Foi informada que a escola possui uma criança com deficiência física e outra com deficiência múltipla, que estão integradas em todas as atividades que a unidade oferece, apesar de ainda não haver um playground inclusivo. “Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Educação e o São Paulo Carinhosa para que todas as escolas municipais tenham espaços que permitam todas as crianças compartilharem as brincadeiras”, informou Marianne para a diretora do CEI.

Na sequência, o prefeito Haddad passou pelas tendas de atendimento da Prefeitura instaladas na Praça Sete Jovens, nome escolhido pela comunidade para homenagear as vítimas de uma chacina ocorrida no local em 2007. O espaço, marcado pela tragédia, está totalmente revitalizado e conta com um campo de futebol, playground, área verde e de convivência. Lá, desde a segunda-feira, 4 de maio, foram realizados 1.173 atendimentos nas áreas de emprego, assistência social, saúde, entre outras. Na tenda da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, foram dadas orientações sobre os direitos da pessoa com deficiência, explicações técnicas sobre acessibilidade em edificações, informações sobre o Cadastro Inclusão e encaminhamentos aos serviços municipais voltados a este público.

Além dos atendimentos, a vice-prefeita Nádia Campeão informou alguns números de serviços de zeladoria realizados pela Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia com destaque para a limpeza de 350 bueiros, 80 poços de visita, 4.500 m² de leitos de córregos, revitalização de 4 mil m² de calçadas de imóveis municipais, além do corte de 26 mil m² de grama em praças e canteiros e tapação de 1.200 buracos. As ações de zeladoria continuam na região até o dia 15 de maio.

“Tivemos em 2007 uma ação da Polícia Militar aqui, a chamada Operação Saturação, que durante três meses abordou quem devia e quem não devia, prendeu um monte de gente, trouxe mais medo do que segurança e nada foi feito para melhorar o lazer e os serviços públicos no Elisa Maria. Necessitamos de mais UBS na região e espaços de cultura”, comentou Tião Silva, líder comunitário.

“Eu ouvi muitas demandas de saúde aqui. Eu disse que ia fazer o hospital na região e a obra começa em junho. Vamos no mês que vem iniciar a obra já com as máquinas e a construção vai durar 18 meses. Esse hospital vai contar também com especialidades, um ambulatório para não demorar mais para ter as consultas com especialistas”, afirmou Haddad em seu discurso. O prefeito informou ainda que a UBS Manoel Fernandes já está licitada e que a Prefeitura trabalha para conseguir terreno para mais duas outras unidades de saúde na região.

“Essa iniciativa (Prefeitura no Bairro) tem dado muito certo, porque você vem com toda essa equipe, ouve e processa as principais reivindicações. Muita coisa dá para fazer imediatamente, algumas coisas a gente faz com mais calma, mas faz”, disse o prefeito Haddad.

Estiveram também presentes no sábado os secretários Denise Motta Dau (Políticas para Mulheres), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Wanderley Meira do Nascimento (Verde e Meio Ambiente), Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras), Antonio Pinto (Promoção da Igualdade Racial), Jilmar Tatto (Transportes), Simão Pedro (Serviços),  Nabil Bonduki (Cultura), e o secretário-adjunto Tuca Munhoz (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida)

Edições anteriores

A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu no distrito Iguatemi, em São Mateus, zona leste. No local, os postos de atendimento do programa Prefeitura no Bairro realizaram mais de oito mil atendimentos.

Edições anteriores do programa também aconteceram no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Agenda

Veja o calendário para as próximas ações:
- 11 de maio: subprefeitura do M’Boi Mirim
- 18 de maio: subprefeitura de Itaquera
- 25 de maio: subprefeitura de Pirituba/ Jaraguá
- 1º de junho: subprefeitura de Cidade Ademar
- 8 de junho: subprefeitura da Lapa
- 15 de junho: subprefeitura de Sapopemba
- 22 de junho: subprefeitura Jaçanã/ Tremembé
- 29 de junho: subprefeitura de Guaianases