Secretária troca experiências com professores de Salas de Inclusão e assistência social no Butantã

Parte do projeto “Prefeitura no Bairro”, Marianne Pinotti visitou salas de apoio à inclusão e serviço de atendimento em domicílio para entender as demandas locais

Em agenda recheada de compromissos pela região do Butantã, a secretária Marianne Pinotti visitou na manhã de ontem, dia 13, duas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - SAAI em Escolas Municipais de Educação Fundamental – EMEFs onde pôde trocar experiências com professores e coordenadores sobre o progresso dessas estruturas de apoio didático e demandas para a melhoria de vida dos estudantes com deficiência nos bairros do entorno. A iniciativa faz parte da nova etapa do projeto “Prefeitura no Bairro” que agora chega ao CEU Uirapuru, no Jardim Arpoador.

“A gente trabalha em cinco eixos pensando na vida da pessoa com deficiência. Tem o eixo de acessibilidade que é fundamental; da educação – aqui são mais de 750 crianças com deficiência na rede de educação da região –; pensamos nas ações de lazer, esporte e cultura; também saúde e, por fim, do trabalho, inclusão social e cidadania”, pontuou a secretária Marianne, que ainda citou a meta de readequação de 350 mil m2 de calçadas na região do Butantã.

Fazendo a transversalidade das áreas com foco nas iniciativas realizadas nas escolas locais, Pinotti e sua equipe começaram a agenda de visitas pela EMEF Professora Daisy Amadio Fujiwara, que dispõe de uma SAAI multifuncional desde 2005. Aulas em contraturno são oferecidas pela professora Lucinda Santiago, que também concentra seus esforços no acompanhamento dos professores de matérias regulares, expondo estudos de caso, propondo soluções criativas para cada demanda de aula e mediando conflitos do dia a dia.

“Eles precisam estar aqui para fazer a escola pensar sobre a educação inclusiva. Aliás, sobre eles e sobre nós, porque eu acho que o ganho maior é para o adulto também”, aponta Lucinda sobre a presença dos 25 alunos atendidos hoje pela instituição. Porém, faz questão de destacar que o trabalho só acontece de forma promissora por ser feito em conjunto com todo o corpo docente e coordenadores, além do apoio de Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI).

Na ocasião, Pinotti teve a oportunidade de conheceu a aluna Vitória Reis com quem conversou e tirou fotos. A menina frequenta o segundo ano primário e faz uso dos suportes da SAAI.

Rumando na sequência para a segunda etapa da manhã, a nova visita aconteceu na EMEF João XXIII, que há quase 21 anos conta com uma Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão direcionada à deficiência visual. Além do atendimento para alunos da escola, a professora Anilda Piva também dá suporte para professores de outras instituições de ensino e CEUs da região, acessibilizando e fornecendo materiais ou no auxílio em soluções didáticas para sala de aula.

“Ajudo em como fazer, como o professor e a escola podem trabalhar uma certa questão em sala de aula. As vezes é só um olhar diferente, uma dica e o professor já desenvolve. E isso é muito interessante”, conta Anilda, que resolveu se especializar e educação inclusiva depois de entrar para a equipe de professores da EMEF.

As duas visitas foram acompanhadas por integrantes da equipe de coordenação da Diretoria Regional de Educação do Butantã e por Piter Madureira, professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão que colabora na facilitação duas escolas. Além de falar sobre as necessidades de cada instituição, Piter pontuou a necessidade de reforço no encaminhamento dos alunos nas demandas relacionadas à saúde.

Para fechar a rodada de encontros, Marianne Pinotti teve a oportunidade de passar pela Liga Solidária onde conversou com Cristiane Bazílio, gerente do Serviço de Assistência Social à Família e Proteção no Domicílio. Junto também das representantes Carla Fujiwara e Maxilene Ferrari, o foco ficou por conta das necessidades dos familiares de pessoas com deficiência. Apenas na Liga, são mais de mil famílias encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que recebem o acompanhamento de orientadores sócio-educativos diretamente em suas residências. Mais de 80 núcleos familiares na região são compostos por pessoas com deficiência.

Cristiane lembrou a articulação com a área da saúde como forma principal de acesso a essas famílias e destacou o diálogo com a educação como forma de consolidar a ponte de contato no atendimento.

As visitas específicas da secretária fazem parte da ação “Prefeitura no Bairro”, que terá suas próximas edições em São Mateus, Freguesia/ Brasilândia e M’Boi Mirim, sempre contando com a participação da Secretaria Municipal da Pessoal com estande fixo que disponibiliza assessoria jurídica, intérpretes de Libras, orientações técnicas sobre acessibilidade em calçadas e edificações, talões de multa moral e informações sobre os programas voltados à pessoa com deficiência.

 

Fotos - crédito: Divulgação/SMPED

Foto 1  - EMEF Daisy

Foto 2 - EME João XXII

Foto 3 - Sasf