Engenheiros e Arquitetos da SMPED vistoriam condições de calçadas em torno da Santa Casa

A inspeção tem o objetivo de mapear as condições das vias públicas, visando um melhor aproveitamento do espaço e torná-lo acessível a todas as pessoas, independente de sua condição de mobilidade

Os engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) estão realizando vistorias nas calçadas em torno da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo no mês de fevereiro. A inspeção tem o objetivo de mapear as condições das vias públicas, visando um melhor aproveitamento do espaço e torná-lo acessível a todas as pessoas, independente de sua condição de mobilidade.

O mapeamento das calçadas do bairro da Santa Cecília começou após a Secretaria receber diversas denúncias de falta de acessibilidade dos frequentadores da região. Por se tratar de uma rota de acesso a um equipamento de saúde pública, a comissão técnica da SMPED estabeleceu quais ruas que seriam analisadas, e assim identificar o que deve ser corrigido.

Celso Arruda, secretário executivo da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), fala da importância da acessibilidade: “Precisamos adaptar as calçadas não apenas para pessoas que utilizam cadeira de rodas ou cegos, mas também para idosos, jovens com mobilidade reduzida temporariamente, enfim, para todas as pessoas”, comentou Arruda.

Os técnicos analisam as irregularidades das calçadas, como buracos, inclinações das rampas, guias rebaixadas, condições do piso tátil, obstáculos no caminho, falta de sinalização, entre outros. Todas as falhas encontradas são fotografadas e marcadas, e ao final de todo o processo, é feito um relatório com propostas de correções e entregue à subprefeitura da região, responsável pelas obras.

O bairro onde está localizada a Santa Casa de São Paulo é um dos locais que integrará os 850 mil m² de passeios públicos nas chamadas rotas acessíveis do programa de metas da Prefeitura de São Paulo, apresentada no inicio do governo do prefeito Fernando Haddad. Regiões como Pinheiros, Aricanduva, Mooca, entre outras, já foram contempladas com as rotas.