3 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído para combater o preconceito e afirmar os direitos das pessoas com deficiência

No dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1998 para combater o preconceito e afirmar os direitos das pessoas com deficiência, como a igualdade de oportunidades, considerando sempre que a deficiência não é um atributo da pessoa, mas sim a relação entre ela e a sociedade, que, por vezes, impõe barreiras entre todas as pessoas.

Na última quarta-feira (3), diversos eventos aconteceram na cidade de São Paulo em referência a data. No Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Campo Limpo , estudantes com deficiência estiveram reunidos com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti e representantes da Secretaria de Educação para ouvirem sobre a oportunidade de participarem de um projeto que oferece cursos de capacitação profissional e atividades esportivas, aliados a um contrato de aprendizagem com empresas.

Já na APAE - São Paulo foi realizado o evento “Inclusão Colorida”, onde cerca de 200 pessoas, entre funcionários, pessoas com deficiência intelectual e voluntários, pintaram a fachada da Organização numa verdadeira onda de cidadania. Houve, também, apresentações artísticas realizadas pelos alunos da APAE e show do grupo Demônios da Garoa.

Durante todo o mês de dezembro, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove o projeto “Aproximando Diferenças”, que reúne uma série de atividades artísticas e culturais em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Como destaque da programação, a abertura da Biblioteca de Cultura Surda, no dia 10/12, que permitirá ao CCSP, por intermédio de suas Bibliotecas, prestar um serviço de atendimento aos membros da comunidade surda. Outra atração é projeto "Aproximando Diferenças", que apresenta, entre outras atrações, shows com interpretações em Libras e audiodescrição, incluindo Marcelo Yuka e a Band Majestic. A programação completa está disponível no site www.centrocultural.sp.gov.br

Foi aberta também, a 5ª Virada Inclusiva, que promove uma série de atividades inclusivas em esporte e cultura, com organização do governo estadual e apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O evento acontece hoje e nos dias 6 e 7 de dezembro com aproximadamente 800 atividades culturais, lazer e entretenimento no estado de São Paulo, das quais 180 acontecem na capital.