“Somos Todos Brasileiros” celebrou a inclusão através da arte, música e dança

Evento reuniu cerca de cinco mil pessoas no ginásio do Ibirapuera em São Paulo

No último domingo (16) foi realizado, no Ginásio do Ibirapuera, o evento “Somos Todos Brasileiros”; uma proposta para celebrar a diversidade cultural e a inclusão social por meio da arte. Com curadoria do Instituto Unicirco Marcos Frota, o evento com repercussão nacional, nesta 12ª edição, foi uma parceira com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e apoio institucional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica.

Cerca de 5 mil pessoas acompanharam, gratuitamente, uma programação diversificada que incluiu o elenco formado pela Universidade Livre do Circo, Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, Maestro João Carlos Martins com a Orquestra Filarmônica Bachiana SESI/SP e a banda RC na Veia do baterista Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos.

O evento contou, também, com a adesão de diversas Secretarias que integram o Plano Municipal de Ações Articuladas São Paulo Mais Inclusiva que prevê, entre outras ações, a realização de eventos culturais que garantam acessibilidade para todas as pessoas com e sem deficiência. Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Promoção da Igualdade Racial, Política para Mulheres, Subprefeituras, entre outras, contribuíram com a mobilização de público; bem como o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Além da acessibilidade física do local, onde pessoas com deficiência física tiveram espaço reservado em volta do palco, recursos de audiodescrição para cegos e Libras (Língua Brasileira de Sinais) para surdos foram disponibilizados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para garantir total inclusão do público.

De acordo com a secretária municipal Marianne Pinotti o encontro de milhares de pessoas comprovou a eficácia de se promover a inclusão através da arte, músicas e dança. “Tudo o que queremos na inclusão é exatamente o que estamos vendo aqui hoje. Pessoas com e sem deficiência juntas, celebrando a vida com alegria e com as mesmas condições”, disse.

Além de Marianne Pinotti, o espetáculo Somos Todos Brasileiros contou com as presenças da primeira dama do município e coordenadora da Política para Primeira Infância, Ana Estela Haddad, e da primeira dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin.

Crédito das Fotos:
Benjamim Lobão / SMPED

Foto 01 / Foto 02 / Foto 03 / Foto 04 / Foto 05 / Foto 06