Secretária da Pessoa com Deficiência dialoga com moradores da região de Pinheiros

Marianne Pinotti esteve na Subprefeitura de Pinheiros como parte da agenda do Gabinete Itinerante, que objetiva aproximar as ações da Prefeitura com as necessidades de cada região

Em mais um encontro do Gabinete Itinerante para estreitar a relação entre a população e as ações da Prefeitura, a Subprefeitura de Pinheiros recebeu nesta terça-feira, 11 de novembro, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, que falou sobre o Plano Municipal São Paulo Mais Inclusiva.

O anfitrião do encontro, o subprefeito Angelo Salvador Filardo Junior ressaltou a importância da reunião para um diálogo com a população sobre as questões de acessibilidade na região de Pinheiros. “A população idosa vem crescendo bastante por aqui e estamos trabalhando para melhorar as condições dos passeios públicos e evitar quedas”, comentou o subprefeito.

A secretária Marianne Pinotti ressaltou que ao melhorar a vida das pessoas com deficiência que vivem em São Paulo, a cidade se torna melhor para todo mundo. “A subprefeitura é o lugar ideal para unir quem trabalha na ponta e vive a realidade de cada território, por isso, encontros como esses são de suma importância para a tomada de decisões nos gabinetes”, disse Marianne.

Sobre o Plano São Paulo Mais Inclusiva, a secretária mencionou que o mesmo foi elaborado com base na Convenção Internacional da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Plano Nacional Viver Sem Limite. “As ações foram pactuadas por 20 secretariais municipais pensando no ciclo de vida da pessoa e no território que ela vive”.

Ao final da explanação da secretária, o público teve a oportunidade de apresentar suas dúvidas, questionamentos e demandas. Entre os pontos mais abordados, a necessidade de instalação de semáforos sonoros, inclusão profissional da pessoa com deficiência, programação cultural acessível e adequação dos passeios públicos.

Marianne Pinotti informou que dentro do Plano São Paulo Mais Inclusiva estão as metas de instalação de 125 semáforos sonoros em rotas a serem definidas em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a reforma de 850 mil m² de passeios públicos. Sobre a acessibilidade na Cultura, a secretária lembrou que a Virada Cultural e o Circuito SP de Cultura já contam com programação acessível e que a meta segue em ampliar ainda mais a oferta de atrações com recursos de acessibilidade. Por fim, Marianne disse que há diversas frentes de trabalho para a inclusão profissional da pessoa com deficiência, como um projeto para aprendizes em parceria com a Fiesp e ações em conjunto com o Ministério do Trabalho.