Simpósio internacional abre inscrições para debate das Tecnologias de Comunicação e Informação acessíveis

A ideia é chegar a uma proposta de Plano de Ação para promover a acessibilidade nas Américas com metas a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo

O simpósio “América Acessível: Informação e Comunicação para Todos” vai reunir representantes de países das Américas para discutir a acessibilidade das Tecnologias de Comunicação e Informação - TIC para Pessoas com Deficiência; com foco naquelas voltadas aos Jogos Paralímpicos de 2016. O evento será realizado de 12 a 14 de novembro, em São Paulo.

Organizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, o evento tem apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED).

O objetivo da conferência é avançar em discussões como a identificação dos princípios até a aplicação de práticas para que as instituições da região das Américas possam garantir a acessibilidade das TIC e das tecnologias assistivas para as Pessoas com Deficiência, em condições de igualdade e a preços acessíveis. Entre os temas a serem discutidos, estão a importância das TIC para o empoderamento das pessoas com deficiência e a eliminação de barreiras para o desenvolvimento tecnológico que promova a inclusão social.

A ideia é chegar a uma proposta de Plano de Ação para promover a acessibilidade das TIC na região das Américas com metas a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo, incluindo TIC acessíveis para os Jogos Paraolímpicos de 2016.

“Quando pensamos em acessibilidade, o que geralmente nos vêm à mente são as barreiras arquitetônicas, como a falta de rampas para pessoas em cadeira de rodas. Mas o conceito é muito mais amplo e inclui também adaptações necessárias para que todos tenham acesso ao conteúdo disponibilizado na internet, assim como em outras fontes de informação, de serviços e de comunicação", comenta Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo.

De acordo com Fernando Ribeiro, um dos articuladores do evento e assessor na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), vinculada à SDH-PR, a discussão sobre acessibilidade remete ao desenvolvimento de estratégias para eliminar barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência, em conformidade com o Artigo 9.º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

“São oportunidades para discutirmos conjuntamente estratégias de cooperação para o enfrentamento de desafios e oportunidades relacionadas à inovação em acessibilidade, como para telefones móveis e serviços, televisões, sites e contratos públicos, por exemplo”, ressalta Fernando Ribeiro.

Conferência - Os resultados das discussões do América Acessível devem ser apresentados na Conferência Internacional “da Exclusão ao Empoderamento – O Papel das Tecnologias de Comunicação e Informação para as Pessoas com Deficiência”, que está sendo organizado pela Unesco e ocorrerá em Nova Déli, na Índia, de 24 a 26 de novembro de 2014.

 

As inscrições para o evento podem ser feitas, até a véspera do evento, no endereço eletrônico:

 

http://www.itu.int/online/regsys/ITU-D/workshop/edrs.registration.form?_eventid=4000206

  

Serviço:


Simpósio internacional “América Acessível: Informação e Comunicação para Todos”


Data: 12 a 14 de novembro
Local: Hotel Holiday Inn
Endereço: Rua Prof. Milton Rodrigues, n. 100, São Paulo.
 

Mais informações:

http://www.itu.int/en/ITU-D/RegionalPresence/Americas/Pages/EVENTS/2014/1112-BR-Accssblty.aspx