Tocando com o coração

Conheça a história do Dj e professor cego Anderson Farias

Aos 36 anos, Anderson Farias ou Dj Anderson arrasa nas aulas que ministra na escola de Dj, Vj e produção musical Ban Music Electronic Center. Em 2013 foi aprovado no Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo) que tem como objetivo apoiar financeiramente, atividades culturais para pessoas de baixa renda e de regiões da cidade com falta de recursos e equipamentos culturais. Anderson passou a dar aulas de discotecagem para 14 alunos e no dia 28 de março deste ano, esse número aumentou para 16.

Patrick Henrique de Jesus de 19 anos, aluno do Instituto Padre Chico e jogador de futebol de cinco na APADV( Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Deficiências Visuais e Associados) de São Bernardo, é um dos 16 alunos de Anderson. Patrick conheceu a proposta das aulas através de um Workshop realizado por Anderson, se interessou no mesmo instante e já está em sua quarta aula aprendendo como manusear uma mesa de som. O jovem rapaz que vive com a mãe, sentiu o desconforto dela ao contar sobre o novo curso “Falei a ela que começaria aulas de Dj, ela ficou preocupada com meus horários e minha disposição física por conta dos treinos de futebol, mas aceitou e me apoiou”, afirma.

Anderson nasceu com glaucoma, quando criança enxergava com dificuldade e com 9 anos de idade perdeu toda visão. Fez sete cirurgias mas não obteve resultados satisfatórios. Completou o ensino fundamental no Instituto Padre Chico, que na época possuía ensino exclusivo para crianças cegas. Tirou o diploma do ensino médio no colégio de ensino regular Caetano de Campos. 

Após concluir os estudos, Anderson queria ingressar na faculdade, pesquisou cursos e universidades para encontrar algo que se encaixasse em seu perfil. Chegou a iniciar Tecnologia da Informação, mas no decorrer das aulas não se adaptou as matérias e desistiu. Em 2009, Anderson casou-se com Camilla Harumi Asanuma que também tem deficiência visual devido ao nascimento precoce, de apenas 5 meses e meio, tendo assim que permanecer na incubadora por um bom tempo até que ganhasse peso. Os dois ingressaram juntos no curso de Gestão de Eventos- Tecnólogo e se formaram em 2011 pelo Grupo Educacional Hotec, localizado na Santa Cecília.

Ao ser questionado se tiveram dificuldades ou sofreram preconceito na universidade, Anderson responde rindo “Acho que os outros alunos tinham mais dificuldade do que nós, na aula de garçom, por exemplo, eles tinham que correr com as bandejas com copos de água enquanto nós dois apenas caminhávamos entre as mesas”.

Ao se formar, Anderson começou a trabalhar em eventos, shows, festas e casas noturnas como Dj. Foi então que em uma seletiva para novos professores para sua escola de Dj , Willian Schiavon, mais conhecido como “Ban”, conheceu Anderson e o convidou para ministrar aulas para pessoas cegas. A principio, Anderson não acreditava que seria capaz de ensinar pessoas com a mesma deficiência dele, porém Ban acreditou e insistiu, então nasceu a parceria de ambos para um projeto que seria grandioso.

Anderson tem planos de dar maior visibilidade a esse projeto, aumentando assim o número de alunos e vê-los formados tocando em festas e eventos grandes. Desde que Anderson começou a dar suas aulas, sempre foi muito elogiado pelos colegas de trabalho e principalmente por Willian, diretor da escola. “Ele vive nos agradecendo, porém, nós que somos agradecidos por ele fazer parte da nossa equipe, passamos a ser mais colaborativos, mais atenciosos entendendo as deficiências e necessidades de cada um” finaliza.

Para saber mais sobre o curso entre em contato com a escola pelo telefone: (11) 3257-8717 (10 às 22h em dia de semana/ 10 às 18h no sábado). Ou também mandar um e-mail para cursos@djban.com.br.