Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência oferece software gratuito para acessibilidade na Internet

Prefeitura de São Paulo é o primeiro órgão público do país a disponibilizar o programa Essential para download Accessibility gratuito

De Secretaria Executiva de Comunicação

O programa Essential Accessibility, que amplia as funções de acessibilidade para pessoas com deficiência ao utilizar um computador pessoal na internet, poderá ser baixado gratuitamente no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) partir desta quinta-feira (28). Esta é a primeira vez que um órgão governamental oferece o serviço no país. O lançamento da nova ferramenta aconteceu em cerimônia na sede da Prefeitura.

Criado por uma empresa canadense, o Essential Accessibility funciona como um navegador com recursos que permitem, por exemplo, controlar o cursor do mouse com movimentos do rosto, comandos de voz, leitor de página, zoom em texto, imagem e teclado na tela. Pessoas com dificuldades de movimentação, deficiência visual moderada, dislexia, iliteracia e outros problemas que dificultam a leitura podem ser beneficiadas com o programa. A medida irá ajudar os usuários a acessar não só os serviços digitais do portal da Prefeitura, mas também em qualquer outro site da internet e sem custo.

“A iniciativa de disponibilizar esse programa para a população da cidade é louvável e é mais um instrumento que vai dar suporte às pessoas com algum déficit de mobilidade, que vão poder navegar pela internet agora, se apropriar de conhecimento e cultura, literalmente, com um piscar de olhos”, disse o prefeito Fernando Haddad.

De acordo com a secretária Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), a disponibilização do Essential Accessibility no portal da Prefeitura garante que os cidadãos tenham acessibilidade também no uso da internet, garantindo o acesso à informação que é fundamental para a cidadania. “A primeira ação que vai acontecer com esse software será a instalação em todas as 475 salas de recursos multifuncional, que são as salas de acessibilidade para crianças com deficiência, que são mais de 18 mil na rede de Educação. Com isso, poderemos oferecer para essa população a utilização dessa ferramenta. Aliás, não só para elas, mas para todos da cidade que quiserem baixar e usar”, afirmou.

O programa foi cedido para uso gratuitamente à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida após um ano e meio de negociações. “Isso vai abrir a porta digital para muitas pessoas na cidade de São Paulo. Tomara que seja somente um começo e em breve, pessoas de outras cidades de todo o Brasil também possa contar com essa ferramenta”, disse o cônsul do Canadá na cidade de São Paulo, Stéphane Larue.

Download

Para utilizar o Essential Accessibility, o usuário precisa fazer o download do software, que está disponível na página da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Após baixar o arquivo executável, é preciso instalar o programa no computador e utilizá-lo quando navegar na internet. O usuário pode consultar um guia disponível em português para tirar dúvidas.

“Esse programa faz uma ponte com as pessoas que não tem tecnologia assistiva para que elas possam acessar websites. É muito difícil para as pessoas adquirirem esse tipo de tecnologia para romper as barreiras de acessibilidade on-line. É difícil de achar, é caro para comprar e pode ser um desafio grande. Por isso, é importante deixar essa tecnologia disponível, principalmente para a área de comunicação da cidade”, disse o presidente da Essential Accessibility, Simon Dermer. O evento contou ainda com a presença do diretor da empresa no Brasil, Aurélio Pimenta, responsável pelas negociações com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Beneficiados

De acordo com o Censo de 2010, cerca de 2,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência vivem na cidade de São Paulo, sendo 810 mil em situações mais severas. Em todo o Brasil, são 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência ou mais de 25% da população.

Entre essas pessoas está a equipe de dez profissionais, todos com paralisia cerebral, que fazem parte da revista “Bem-vindo a nós”, que existe há sete anos. O repórter Jony Costa, 26 anos, que participou do evento de lançamento do Essential Accessibility, destacou a mudança na rotina dele e dos colegas com o software. “A tecnologia vai nos ajudar muito dentro e fora da revista. Teremos ainda mais autonomia na hora de trabalhar e isso também vai me dar a oportunidade de me mostrar para a cidade, saindo da invisibilidade, como disse o prefeito”, afirmou Costa.