Subprefeitura de Itaquera recebe visita da Secretária da Pessoa com Deficiência

Marianne Pinotti apresentou a política pública municipal para pessoas com deficiência e ouviu as principais necessidades da região

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, esteve nesta terça-feira, 26, na Subprefeitura de Itaquera, onde se reuniu com a comunidade local para dialogar sobre a política pública da Prefeitura de São Paulo voltada às pessoas com deficiência, bem como ouvir da população quais os principais obstáculos que a região encontra para a plena inclusão deste público. Estiveram presentes lideranças locais, integrantes do Conselho Participativo, representantes de entidades sociais, pessoas com deficiência, além do subprefeito de Itaquera, Maurício Luiz Martins.

Marianne Pinotti começou a reunião apresentando os principais investimentos da Prefeitura de São Paulo durante a atual gestão e salientou a participação popular na definição do plano de metas para a cidade. “Em audiências públicas, a população pôde alterar e incluir novas metas para o cumprimento até 2016”.

Citando a adesão da Prefeitura a programas federais, a secretária destacou que, no primeiro ano desta administração, o valor de investimento foi de R$ 3,7 bilhões; maior em comparação a gestões anteriores. “Os recursos vindos do governo federal permitiram a ampliação de diversos serviços. Um exemplo é a criação da Rede de Cuidados da Saúde da Pessoa com Deficiência e a requalificação de serviços de reabilitação”, comentou Pinotti.

Também presente ao encontro, o secretário adjunto municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tuca Munhoz, relembrou o exemplo de um antigo morador de Itaquera, Serginho Lisboa, que possuía uma paralisia cerebral grave e, apesar da dificuldade de se comunicar, tinha uma vida atuante na reivindicação dos direitos. “As vozes do movimento das pessoas com deficiência foram ouvidas e resultaram na Convenção da ONU e posteriormente na consolidação de políticas públicas para nós, pessoas com deficiência”, completou Tuca.

A secretária Marianne Pinotti continuou a explanação apresentando o Plano Municipal de Ações Articuladas para Pessoas com Deficiência, São Paulo Mais Inclusiva, lançado no final de 2013. “Construímos este plano baseados no Plano Nacional Viver Sem Limite e nas diretrizes da Convenção Internacional. Mais de 20 secretarias estão comprometidas com a execução de 70 ações que irão melhorar a qualidade de vida dessa população”. Marianne explicou ainda que a população pode opinar, até o dia 31 de agosto, sobre todas as ações por meio do site www.saopaulomaisinclusiva.prefeitura.sp.gov.br

Ao final do encontro, os presentes puderam expor suas opiniões e apresentar as principais necessidades da região. Os assuntos mais abordados foram problemas com buracos nas calçadas, acessibilidade nas escolas, serviço Atende de transporte, falta de moradias, necessidade de mais médicos e inclusão profissional. A secretária Marianne Pinotti lembrou da meta de reforma de 850 mil m² de passeios públicos e também da responsabilidade de cada cidadão em manter sua calçada em perfeito estado. Marianne falou acerca do compromisso da Secretaria Municipal de Educação em garantir acessibilidade nas novas inaugurações e reformas das unidades já existentes.

A secretária informou sobre a reserva de 5% das unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, garantidas pela Secretaria Municipal de Habitação. Sobre a inclusão profissional, citou a parceria com os CAT’s, que oferecem o serviço de cadastramento de vagas e currículos de pessoas com deficiência. O subprefeito Maurício Martins comentou a meta da Prefeitura na recuperação e readequação do Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula, conhecido como Planalto. No Programa de Metas também está prevista a instalação de UBS Integrais na região.

O evento em Itaquera foi o quarto encontro territorial nas subprefeituras com a presença da secretária Marianne Pinotti. Anteriormente, ela esteve no Butantã, Itaim Paulista e Capela do Socorro.