Itaim Paulista recebe a visita da secretária da Pessoa com Deficiência

Como proposta de aproximação do Governo Municipal às demandas regionais da cidade, a SMPED esteve no Itaim Paulista ouvindo a comunidade local

Na terça-feira, 12 de agosto, foi a vez da Subprefeitura do Itaim Paulista/Vila Curuçá receber a visita da secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, para um encontro com a comunidade local. Estiveram presentes o secretário adjunto Tuca Munhoz, o subprefeito da região, Miguel Gianetti, além de lideranças locais, representantes de entidades e população em geral. A proposta da série de encontros dos secretários nas subprefeituras é ouvir as principais demandas locais e aproximar a gestão municipal das necessidades de cada localidade.

“Este é um governo que faz questão de ouvir a sociedade. O programa de metas foi construído com a participação popular”, lembrou a secretária Marianne Pinotti que acrescentou: “Esta gestão foi a que mais investiu na cidade no seu primeiro ano, se compararmos com as duas anteriores”.

Em seguida, Marianne falou sobre a política municipal para pessoas com deficiência. “Trouxemos para a cidade o Plano Nacional Viver Sem Limite e os recursos que ele dispõe. Para isso, criamos um plano municipal - chamado São Paulo Mais Inclusiva - adequado às particularidades de uma cidade complexa como a nossa”. A secretária citou como exemplo de ação a implementação da Central de Libras, que estará em pleno funcionamento nos próximos meses e atenderá as necessidades da população surda e surdocega para acesso a serviços públicos essenciais.

O subprefeito do Itaim Paulista, Miguel Gianetti, aproveitou a oportunidade para apresentar obras feitas em 2013 na recuperação de passeios públicos em praças, CEI’s e EMEI’s da região. “Em todas as reformas dos calçamentos incluímos questões de acessibilidade, como guias rebaixadas e pisos de alerta”.

Apesar do trabalho que vem sendo feito, os problemas com os passeios públicos foram os mais abordados pelos presentes no encontro, principalmente porque prejudicam a locomoção de pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida. Outra questão levantada pelos presentes foi a burocracia em alguns serviços de saúde e para a aquisição de benefício de gratuidade no transporte público. A secretária Marianne revelou um dado do Hospital das Clínicas de que 40% das suas internações são decorrentes de acidentes nas calçadas. “Sabemos deste problema e a solução precisa ser conjunta. Faremos 850 mil m² de rotas acessíveis, mas cada cidadão também é responsável por manter a sua calçada em ordem”.

Marianne Pinotti se comprometeu também em verificar, junto à Secretaria de Transportes, os possíveis entraves para a solicitação de bilhete único especial e sugeriu também à população que participe de reuniões dos governos locais. No Itaim Paulista e em São Miguel há fóruns intersetoriais para o entrosamento dos agentes públicos e a discussão de casos específicos.

Todas as demandas levantadas foram entregues aos técnicos da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para que seja dado o encaminhamento devido e o retorno aos cidadãos.