Fórum Municipal discute políticas públicas de atendimento ao autista

Evento foi realizado na Câmara Municipal e reuniu profissionais de diversas áreas, familiares e gestores públicos

Movimentos em defesa dos direitos dos autistas organizaram no sábado (29/03) o I Fórum Municipal de Autismo – Acessibilidade e Mobilidade Territorial, que aconteceu na Câmara de Vereadores em São Paulo.

Durante todo o dia, profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, empregabilidade; servidores públicos; gestores; e familiares de pessoas com autismo debateram as políticas públicas desenvolvidas para esta área. “Desde 2012, o Transtorno do Espectro Autista - TEA é considerado também uma deficiência para fins de concessão de direitos e de benefícios e não apenas uma questão de saúde mental, conforme a lei federal 12.764”, lembrou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti. Há uma estimativa de que existam cerca de 100 mil pessoas com autismo morando na capital.

Para Ana Ruiz, mãe e ativista do movimento Pró-Autista, nenhuma política pública funcionará sem a participação da sociedade. “Temos uma gestão participativa na Prefeitura de São Paulo e precisamos trabalhar em conjunto para garantir a eficiência das ações em prol de nossos filhos”. Marina Vaz Monteiro, que possui dois filhos com autismo, alertou que a família precisa também ser resgatada para que tenha êxito o resgate da pessoa com autismo. “Dentro das políticas públicas, precisamos de campanhas de conscientização sobre as complexidades que envolvem o TEA”, acrescentou.

O Fórum foi realizado em parceria com o gabinete do vereador Gilberto Natalini, que também é médico. “Temos que ter uma postura técnica quando falamos sobre autismo. Só assim, evitamos interferências nas discussões que são realizadas para trilharmos os melhores caminhos de políticas públicas para essas pessoas”, falou o vereador.

A secretária Marianne Pinotti aproveitou também a oportunidade para apresentar o Plano Municipal de Ações Articuladas para Pessoas com Deficiência, o São Paulo Mais Inclusiva. “Mais do que defender os direitos, a nossa Secretaria é formuladora de políticas públicas. Por isso, demos as mãos com outras 19 Secretarias Municipais que executam ações na ponta para construirmos um plano consolidado e que não separa as pessoas pelo tipo de deficiência, mas olha para um todo”.

Na segunda metade do Fórum, no período da tarde, foi realizada uma mesa de debates com a apresentação completa do São Paulo Mais Inclusiva pela assessora da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Liliane Garcez, e a participação da técnica em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Lopes Diogo, e da representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Madalena Rodrigues Wu.