Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros lançados oficialmente

fonte: Eder Brito - Seme

Na manhã desta quarta-feira (12/07), foi oficialmente lançada a 17ª edição dos Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros, no salão nobre do Estádio do Pacaembu. Atletas de 20 nações, representando os cinco continentes estarão em São Paulo disputando as mais de 40 modalidades que compõem o torneio, além de três paraolímpicas (tiro, natação e levantamento de peso). O evento, gerenciado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo (SEME), está pronto para começar.

“Os jogos estão prontos. Os locais e todos os eventos estão confirmados e definidos. A gente tem até um número maior de locais do que o necessário”, explica Ana Zuffo, principal nome da organização dos jogos na SEME. Ao todo, são 20 locais à disposição dos atletas, para a disputa das modalidades. Os principais locais de disputa serão o Complexo Vaz de Guimarães, no Ibirapuera, o CP da USP e o Complexo Desportivo Baby Barioni. “Nós queríamos conseguir algo deste porte dentro do Brasil”, explica Marcel Vinícius Rezende, presidente da CBEPB (Confederação Brasileira de Esportes de Polícias e Bombeiros). “Vencemos cidades canadenses e americanas na disputa. São Paulo é estruturada e a vontade dos outros países de virem ao Brasil também é grande”, complementa.

O lançamento oficial contou com a presença de autoridades estrangeiras representando as nações que participarão dos Jogos. A Rússia, maior delegação estrangeira, com 140 atletas, comprova a teoria de Rezende. “O Brasil é um país muito interessante e todo mundo quer participar. Este intercâmbio é muito importante. Além do esporte, eles podem trocar opiniões sobre sua vida profissional”, comenta Konstantin Biryukov, representante do consulado russo no evento. Josef Marsicek, cônsul geral da República Tcheca, também ressaltou a importância dos Jogos para os atletas de seu país. “É uma integração humana muito importante. Os policiais se conhecem para trocar experiências. É uma forma nova de cooperação”, diz.

Além do leste europeu, muito bem representado nos Jogos, a América do Sul também esteve presente no lançamento, celebrando o evento que, pela primeira vez, será disputado no continente. “O Brasil e especificamente São Paulo, tem uma infra-estrutura que permite receber toda nossa delegação. Foi importante que a iniciativa tenha sido tomada pela Secretaria de Esportes de São Paulo. Quem sabe a Venezuela também pode tentar sediar a próxima edição”, afirma Jorge Duran Centeno, cônsul geral do país no Brasil. Bulgária, Cazaquistão, Polônia, Austrália, Espanha, Argentina, México e Paquistão são algumas das nações que também confirmaram presença.

As equipes nacionais também estarão presentes, representando os policiais e bombeiros de nosso país. A maior delegação confirmada é a da Polícia Militar do Estado do Paraná, com 150 atletas. A disputa reunirá atletas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Poder Judiciário, Agentes Penitenciários, Polícia das Forças Armadas (exército, marinha e aeronáutica), e os maridos e as esposas dos Policiais e Bombeiros.

“É extremamente importante realizar um evento como o Police & Fire Games na cidade de São Paulo. Temos que parabenizar todos os funcionários da SEME pela organização”, lembrou o Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade, Heraldo Corrêa Ayrosa Galvão, presente no lançamento. A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, envolvida na organização dos Jogos, também marcou presença com o coordenador de esportes e lazer, Antônio Carlos Pereira. “Além de competirem pelo seu país, pela sua cidade, pela sua corporação, os atletas vêm em busca do congraçamento. E São Paulo tem todas as condições de recebê-los maravilhosamente bem”, diz o coordenador.

O lançamento oficial foi aberto à imprensa e contou com a presença de muitas autoridades. Clique aqui e veja a lista completa de quem compareceu ao evento.

 

Os XVII Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros são uma realização da Confederação Brasileira de Esportes de Polícias e Bombeiros e da ILEG (International Lawn and Enforcement Games), Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, Secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer de São Paulo, São Paulo Turismo, Ministério do Esporte e Embratur. Conta com o apoio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEPED), Secretaria de Cultura, site Mídia Sport, Blue Media, Revista Atividade e Ação, STI Esporte, Jornal SegNews, site SeguridadyDefensa.com, federações esportivas, São Paulo Visitors & Convention Bureau, www.dial55.com , IPA (International Police Association Brasil), Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, ANSEF Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal, Policia Federal, ADPESP - Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Polícia Civil do Estado de São Paulo e SSTUDIO Marketing.