Workshop discute inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Encontro reuniu empresários, funcionários de empresas e representantes das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e do Trabalho e Empreendedorismo.

A Rede Empresarial de Inclusão Social organizou nesta quinta-feira, 07, um workshop no Centro Cultural São Paulo para discussões sobre propostas e dificuldades encontradas por empresas para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho.

O encontro reuniu empresários, funcionários de empresas e representantes da Prefeitura e serviu de base para o desenvolvimento de parcerias. “Vamos avançar juntos; poder público, sociedade e setor empresarial para melhorarmos a empregabilidade desses profissionais”, comentou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti. “Esse caminho passa pelo preparo constante dos RH, adaptações arquitetônicas e mudança na própria cultura das empresas”, completou a gestora. O secretário adjunto Tuca Munhoz e representantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo também acompanharam de perto os trabalhos do workshop.

Durante o encontro foram formados grupos de trabalho com os seguintes temas: Saúde e Reabilitação. Acessibilidade; Educação Formal; Qualificação Profissional; Recrutamento e Seleção; Sensibilização da Sociedade. Problemas encontrados pelas empresas, como o tempo que um candidato leva para conseguir um laudo médico na rede pública, foram levantados e o relatório será enviado às duas Secretarias Municipais participantes.

A Rede Empresarial reúne diversas empresas que compartilham conhecimentos e identificação de boas práticas, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, visando à qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção dessas pessoas.