Material Disponível para Download

Lista de publicações disponíveis para download

Dicas de Relacionamento com as pessoas com deficiênica

Elaborada em formato de bolso, com uma linguagem simples e objetiva, a publicação busca demonstrar ao público em geral o que sao "atitudes inclusivas". Indica as condutas adequadas no contato com pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, surdocegueira e múltipla, além de informações sobre as terminologias e alguns "mitos e verdades" desse universo. Este material não tem a pretensão de ditar regras, mas sim, compartilhar as experiências vividas pelos profissionais da secretaria nos últimos anos
Clique aqui
para fazer o download

 


Orientações para garantir a acessibilidade em bares e restaurantes

 

 

 

 

Indisponível temporariamente para revisão

 

 



 
Cartilha Acessibilidade na Web – Fascículo 1


A cartilha de acessibilidade na web foi desenvolvida pela W3C Brasil e pelo Ministério Público de São Paulo com o objetivo de contextualizar o tema acessibilidade na web, apresentar as principais dificuldades de acesso e mostrar recomendações para evitar ou eliminar as barreiras ao acesso.


Para fazer o download do material, clique aqui 

 




Situação Mundial da Infância 2013 - Crianças com Deficiência

Esta edição do relatório da Unicef " Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência", edição 2013, inclui contribuições de jovens, de pais e de mães que mostram que, quando têm essa oportunidade, crianças com deficiência são perfeitamente capazes de superar barreiras que dificultam sua inclusão, ou ocupar o lugar a que têm direito como participantes da sociedade em igualdade de condições, e enriquecer a vida de sua comunidade. No entanto, sobreviver e prosperar podem ser tarefas especialmente difíceis para crianças com deficiência. Elas correm maior risco de ser pobres do que seus pares que não têm deficiência. Mesmo quando compartilham com outras crianças as mesmas condições de desvantagem – por exemplo, vivendo em condição de pobreza ou fazendo parte de um grupo minoritário –, crianças com deficiência enfrentam desafios adicionais, em consequência de suas limitações e das inúmeras barreiras que a sociedade coloca em seu caminho. Crianças que vivem na pobreza estão entre aquelas com menor probabilidade de usufruir, por exemplo, dos benefícios da educação e de cuidados de saúde, mas para crianças que vivem na pobreza e têm uma deficiência é ainda menor a probabilidade de frequentar a escola ou centros de saúde no local onde vivem.

Faça o download do Relatório "Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência"




Acessibilidade - Mobilidade na cidade de São Paulo

 

 

 

Indisponível temporariamente para revisão

 

 

 

 



Manual de instruções técnicas de acessibilidade para apoio ao projeto arquitetônico

 

 

Indisponível temporariamente para revisão

 

 

 

 

 



Guia de Encaminhamentos


O Guia de Encaminhamentos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida da cidade de São Paulo apresenta procedimentos para o atendimento da comunidade no que se refere a serviços públicos em diversos segmentos, tais como saúde, educação, transporte, trabalho, cultura, assistência e desenvolvimento social, esporte, lazer e recreação.

Criado para servir de consulta por funcionários da Prefeitura da Cidade de São Paulo que prestam atendimento à população nos segmentos citados acima, o material traz a descrição de cada um dos serviços municipais direcionados às pessoas com deficiência, assim como os meios de contato (telefones e e-mails). O conteúdo do Guia também pode ser consultado por meio do serviço 156 da Prefeitura.

O Guia de Encaminhamentos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida foi elaborado por um Grupo de Trabalho Intersecretarial da Prefeitura da Cidade de São Paulo, formado pela secretarias: de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS, de Cultura - SMC, de Educação - SME, de Esporte, Lazer e Recreação - SEME, de Saúde - SMS, de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho – SEMDET, de Transportes - SMT, de Participação e Parceria – SMPP, com a colaboração do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD e coordenação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED.

Faça o download do Guia de Encaminhamentos para pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.



Livro Sem Barreiras no Trabalho


O intuito deste livro é fornecer elementos para a elaboração de programas específicos de atenção às pessoas com deficiência, com a identificação das etapas importantes no processo de inclusão e retenção de pessoas com deficiência no trabalho. E, ainda, explorar os principais aspectos com os quais os profissionais de Recursos Humanos se deparam freqüentemente quando iniciam o processo de elaboração e implantação de programas de inclusão socioeconômica e sugerir ações que contribuam com o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Clique aqui para fazer o download