Telefone do Serviço Atende passa a funcionar aos fins de semana e feriados

O atendimento foi ampliado desde sábado, 19 de agosto

Os usuários do Serviço de Atendimento Especial (Atende) podem ligar para agendamentos nos fins de semana e feriados. O atendimento foi ampliado desde sábado, 19 de agosto. A Central de Atendimento funciona das 5h às 23h. 

O objetivo da medida é dar maior rapidez e apoio aos cidadãos, segundo a SPTrans. Pelo telefone, é possível agendar viagens eventuais ou cancelar aquelas já previstas em horário estendido. “Para muitas pessoas com deficiência, o Atende é o único meio de transporte que assegura seu direito de ir e vir. Por isso queremos aprimorar cada vez mais esse serviço”, afirma o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Pela Central, além de agendar ou cancelar viagens, é possível informar atrasos de veículos, pedir autorização para transportar equipamento extra e tirar dúvidas. São recebidas, em média, 15 mil ligações por mês. Os telefones para contato são: 0800-155-234 e 3124-2600, respectivamente para ligações de telefone fixo e de celular. 

O serviço

O Atende é um serviço de transporte gratuito oferecido para pessoas com deficiência pela Prefeitura do Município de São Paulo, gerenciado pela São Paulo Transporte S.A, operado pelas empresas de transporte coletivo e cooperativas de táxis acessíveis. Ele funciona todos os dias, exceto aos feriados, das 7h às 20h.

O serviço é destinado exclusivamente às pessoas com deficiência física, autismo ou surdocegueira, que não possuem condições para se locomoverem sozinhas. Os beneficiários têm o direito de realizar seis viagens regulares ao longo da semana (conforme a programação informada previamente em um dos postos de atendimento da SPTrans) e uma viagem por mês para comparecer a qualquer tipo de consulta médica, que deve ser agendada com 20 dias de antecedência.

A viagem é concluída quando a pessoa é levada de seu local de origem até o destino e depois retorna ao ponto de partida. Além disso, instituições podem usar o transporte aos fins de semana para passeios. Nesse caso, o pedido deve ser feito, no mínimo, dez dias antes do evento.

O artigo 46 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura às pessoas com deficiência o direito ao transporte e à mobilidade. Ela determina a eliminação de todas as barreiras que impeçam o seu exercício.

Quem deseja utilizar o Atende deve se cadastrar previamente no serviço. Para isso, é necessário retirar a Ficha de Avaliação Médica pelo site (http://www.sptrans.com.br/pdf/bilhete_unico/FAM.pdf) ou em um dos postos de atendimento da SPTrans e entregá-la preenchida por um médico junto com CPF, RG, ou certidão de nascimento, se for menor de idade, e comprovante de residência (original e cópia). Na ocasião, a pessoa também poderá informar a programação de viagens regulares.

Central de Atendimento do Serviço Atende

Telefone: 156
Data: todos os dias, inclusive aos fins de semana e feriados
Horário: 5h às 23h