Políticas públicas para pessoas com deficiência marcam discussões da Plenária de abril do CMPD-SP

Realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, dia 1º de abril, o encontro contou com palestra de membro da Escola do Parlamento da Câmara que dialogou sobre direitos assegurados para o segmento

A Plenária de abril do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD-SP) foi realizada no último sábado, 1°, no auditório da Escola Americana da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento teve como tema políticas públicas para pessoas com deficiência nas esferas municipal e estadual, com palestras e explanação do público.

O encontro foi conduzido pelo palestrante Alessandro Silva, membro da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, que apresentou dados que refletem na concretização dos direitos assegurados atingidos ao longo das décadas, destacando o quanto é importante que a sociedade leve os problemas para as órgãos públicos e lutem para que os direitos sejam alcançados.

Segundo Alessandro, é necessário que os munícipes relatem sobre os problemas e levantem o que precisa ser feito em seus respectivos bairros : “As políticas públicas já estão escritas, só não estão sendo cumpridas. Portanto, é importante que a pessoa com deficiência cobre das Secretarias e demais pastas representativas para trazerem mais acessibilidade”, afirmou Silva, que complementou o caminho árduo para construção de um mundo mais inclusivo: “A deficiência em si não é um problema. A maior dificuldade está na sociedade que não está preparada para promover a acessibilidade”, disse.

A conselheira do CMPD-SP, Sandra Reis, avaliou que muitas pessoas ainda não conhecem os seus direitos, e a conscientização é necessária: “Não somos apenas quarenta vans que vem todos os meses para participar das plenárias. Estamos em todos os lugares, por tanto, devemos mostrar que estamos nos bairros precisando de apoio. Não basta apenas aparecer na mídia, se não reivindicarmos os nossos direitos, ” afirmou Sandra Reis.

A atual presidente do CMPD-SP, Gersonita Souza, destacou a importância do segmento participar da discussão do Plano de Metas: “Nós, mães, cuidadores e pessoas com deficiência precisamos contribuir com ideias e mostrar nossa realidade para termos uma cidade melhor no futuro para todos. Por isso, reforço o convites a todos para acessar o site do Programa de metas, da Secretaria Municipal de Gestão, para colocar lá nossa ideia de cidade dos sonhos”, discursou a presidente.

A plenária encerrou com o anúncio dos informes sobre o evento do GT de transportes, que acontecerá dia 24 de abril. O local ainda será definido. Já no próximo dia 8 de Abril, será realizada uma Conferência sobre a saúde da mulher, no auditório da Faculdade Santa Marcelina, das 8h às 17h, nas regiões: Cidade Tiradentes, Itaquera, São Mateus e Guaianases. Na sudoeste, será na Faculdade São Judas, das 9h às 17h.

A Defensoria Pública procurou o CMPD - Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência para produzir um Seminário de Transportes, referente às questões dos Bilhetes Únicos, do Atende e da acessibilidade geral no transporte municipal e estadual. O local ainda está por definir.