Conselho Municipal estuda seu público alvo para melhorar o atendimento

Adoção de técnicas prioriza e otimiza atendimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD/SP) é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo. Como parte de suas funções, o Conselho realiza o atendimento direto à população com deficiência em relação às principais demandas para a plena e efetiva inclusão na cidade.

As barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais que interferem na acessibilidade são as principais causas que motivam as pessoas com deficiência a procurarem o Conselho, o que representa 15% dos atendimentos realizados. Proteção Social e Saúde vêm logo em seguida com 13% das ocorrências.

Educação e Habilitação em terceiro lugar. Outros assuntos bastante debatidos são aqueles relacionados ao Trabalho, com 8%, e às entidades (das mais diversas áreas), com 2%.

Há 27 anos, o CMPD participa de importantes conquistas para a população com deficiência que vive em São Paulo, graças ao seu papel de fiscalizar, elaborar e acompanhar a implementação de políticas públicas para a inclusão. Além disso, atende a população a fim de disseminar informações sobre seus direitos e sobre os serviços disponíveis em saúde, educação, assistência, cultural, esporte, entre outros.

Em setembro deste ano, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED disponibilizou uma nova sede ao CMPD, localizada no andar térreo da Rua Líbero Badaró, 425, Centro. Mais amplo e moderno, o espaço tem capacidade para receber mais pessoas e fica ao lado da Central de Interpretação de Libras (CIL).