Primeira Plenária de 2018 do CMPD-SP discute a importância da educação para pessoas com deficiência

Encontro contou com profissionais de educação inclusiva e entidades que destacaram os desafios da implementação da inclusão da rede pública de ensino

Neste sábado, 3 de fevereiro, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD-SP) realizou sua primeira plenária de 2018, cujo tema abordado foi educação, na salão da Paróquia Santa Luzia, na Mooca, zona lesta da capital.

O encontro contou com a participação da secretária-adjunta municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, a atual presidente do CMPD-SP, Ana Claudia Domingues e representantes da Secretaria Municipal da Educação e entidades, que abordaram e discutiram a inclusão de pessoas com deficiência na rede pública de ensino.

Iniciando a conversa, a presidente do CMPD-SP, Ana Claudia Domingues ressaltando a importância da participação das pessoas com deficiência nos encontros de políticas públicas para o segmento: “O Conselho quer ouvir as necessidades do público para realizarmos ações de qualidade e garantirem seus direitos assegurados. Por isso nos reunimos e construímos juntos os próximos passos”, falou Ana Claudia.

público observa conselheiros e autoridades no palco.

A secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Marinalva Cruz, comentou sobre a união das pessoas com deficiência: “Que esta primeira Plenária do ano seja um momento de reflexão e que possamos continuar com a casa cheia de pessoas que venham discutir as suas demandas, buscar alternativas e dar sugestões para que as políticas públicas atendam cada vez mais as pessoas com deficiência” disse a secretária.

Após a cerimônia, a representante da Secretaria Municipal de Educação do núcleo de Educação Especial, Silvana Drago, palestrou sobre os desafios de implementar inclusão na rede pública de educação. Entre os destaques de sua aula foi o conceito escola para todos: ”O aluno, qualquer que seja a sua condição, tem direito de estar na escola, e nós não podemos colocar isso em dúvida. ”, esclareceu Silvana. Ainda, apresentou dados, desafios e projetos encaminhados para as melhorias na rede de ensino.

Durante o evento, foi aberta perguntas aos participantes, e logo após a palestra, foram anunciados os informes do CMPD pela presidente Ana Claudia Domingues.