Última plenária de 2017 do CMPD é marcada por teatro, música e planos para o novo ano

“Nosso foco no início de 2018 será propiciar mais atividades culturais para os cidadãos com deficiência”, afirmou a presidente do conselho

 A última plenária do ano realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo ( CMPD) aconteceu sábado passado, 2 de dezembro, na Câmara Municipal da capital. A reunião foi marcada por apresentações de teatro, música e planos para 2018 relacionados, principalmente, a atividades culturais.

A mesa de abertura do evento foi composta por Flávio Adalto Fenólio, chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Ana Cláudia Domingues, presidente do CMPD, Carlos Jorge, conselheiro surdocego e Luis Soares, Coordenador de projetos socioculturais do Instituto Tomie Ohtake.

A presidente do CMPD, Ana Cláudia Domingues, fala à plateia na abertura da plenária

Em seu discurso, o chefe de gabinete da SMPED destacou a importância da parceria entre a secretaria e o CMPD para assegurar os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência. “A parceria entre representantes da sociedade civil e do poder público é essencial para a implementação de políticas públicas efetivas, pois elas precisam ser elaboradas a partir das demandas da população”, afirmou Fenólio.

Por sua vez, a presidente do CMPD agradeceu pelo apoio recebido nos primeiros meses da nova gestão, que teve início em setembro deste ano. “A cooperação e o engajamento de todos é o que possibilita colocar em prática nossas ações em prol da inclusão. Nosso foco no início de 2018 será propiciar mais atividades culturais para os cidadãos com deficiência”, declarou Ana Cláudia. O representante do Instituto Tomie Ohtake propôs estreitar os laços com o CMPD para ajudar nessa tarefa.

Integrantes da Nina Companhia de Teatro apresentam pequenos retratos do cotidiano

Após o início da reunião, os integrantes da Nina Companhia de Teatro, formada por atores e atrizes com e sem deficiência, roubaram a cena com uma encenação na qual apresentaram pequenos retratos do cotidiano. A peça transmite a mensagem de que devemos aproveitar todos os momentos que vivenciamos no presente, por mais simples que sejam, sem esperar pelo futuro.

Logo depois do espetáculo, a plenária foi dominada e agitada por apresentações musicais. O grupo Nascente do Canto, também composto por pessoas com deficiência, entoou clássicos do samba e da música popular brasileira. Por fim, a dupla Fábio e Verônica prosseguiu com o canto de brasilidades. Assim, a reunião se encerrou em ritmo de festa.

 Grupo Nascente do Canto com a dupla Fábio e Verônica