Transporte público e manutenção das calçadas são temas da Plenária Mensal de Abril

O encontro reuniu palestrantes de diversas áreas para discutir sobre mobilidade urbana e acessibilidade

 Para garantir a segurança das pessoas com deficiência é essencial que a acessibilidade e mobilidade urbana estejam adequadas. Por isso, no último sábado, dia 2, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD-SP) reuniu em sua plenária mensal palestrantes de diversas áreas para discutir sobre o assunto, abordando questões como as dificuldades diárias no acesso de usuários ao transporte público e calçadas da cidade de São Paulo.

A reunião teve inicio às 14h com a presença de diversos profissionais, como o professor de orientação e mobilidade da Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara), João Alvaro de Moraes Felipp; a especialista em Desenho Universal e assessora técnica de Obras e Serviços – SMPS, Silvana Serafino Cambiaghi; os representantes do Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, Cecília Guedes e Marcos Borges, e Eduardo Flores Auge, especialista em desenvolvimento urbano da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA, órgão da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

A assessora técnica de Obras e Serviços, Silvana Cambiaghi, comentou sobre a situação das calçadas nas vias e nos bairros. “É importante a participação das pessoas com deficiência junto ao subprefeito e junto ao secretário da Subprefeitura para fazer uma listagem de ruas, listagem de percursos e tudo que precisa ser feito para que as pessoas realmente tenham esta mobilidade. Eu acho que isto é importante e espero que todos consigamos melhorar a qualidade da mobilidade urbana de São Paulo”, disse a arquiteta.

A representante do metrô Cecília Guedes apresentou os serviços acessíveis disponível em suas instituições. “Hoje todas as estações são acessíveis, não todas da forma como gostaria, com a facilidade que gostaria. Ainda temos projetos com mais de 30 elevadores para serem colocados, mas hoje a gente já consegue garantir esta acessibilidade”, relatou aos presentes.

Os participantes que acompanharam a plenária também destacaram a importância da acessibilidade nas ruas, caso na moradora de Campo Limpo, Maria Imaculada. “É o inicio de uma luta, porque deveria ter mais sobre acessibilidade, o que a sociedade impõe é a acessibilidade nas avenidas principais, mas nos bairros temos dificuldades em chegar a um ponto de ônibus”, comentou Imaculada. Já outra senhora presente na platéia destacou sobre a importância das rampas nas calçadas. “Espero que não fique só aqui, porque a acessibilidade nas calçadas está abandonada”, disse Francisca Alvina, que reside no Jardim Primavera.

Durante o evento foi aberto aos participantes o envio de perguntas aos palestrantes e, logo após encerrando a reunião, uma exibição de slides com a atual situação das ruas e calçadas de São Paulo. O evento aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, e também contou com a presença da presidente do CMPD-SP, Gersonita Pereira de Souza, que mediou a mesa, e demais representantes do conselho.