Novos conselheiros e suplentes são apresentados na plenária de setembro

Evento mensal foi o primeiro organizado sob nova gestão do Conselho

Em encontro que marcou o início da atuação oficial grupo de representação civil, a Plenária Mensal de Setembro foi a primeira realizada pela nova gestão do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, eleita para o biênio de 2015-2017. Na Câmara Municipal de São Paulo, os novos sete conselheiros e seus suplentes se apresentaram e ouviram as demandas dos participantes da plenária.

A nova presidenta do Conselho, Gersonita Souza, chamou os conselheiros e explicou que cada um irá compor uma ou mais pastas com temas como saúde, educação e acessibilidade, que serão responsáveis por coordenar os grupos que discutirão cada um desses assuntos para ajudar na garantia de direitos específicos para a pessoa com deficiência.

Sandra Reis foi a primeira conselheira a falar. Além dos agradecimentos aos presentes, ela explicou que irá compor as pastas de Transporte e de Proteção Social. “É preciso dar apoio a pessoas com deficiência que sofrem maus tratos e que não têm, por exemplo, acesso a remédios.” esclareceu a conselheira ao falar da importância da proteção social.

Em seguida foi a vez de Rivaldo de Lima agradecer os votos que recebeu e disse que espera desenvolver um bom trabalho na pasta da Saúde juntamente com a Eulália e com a Cláudia Sofia. Ele ainda ressaltou a importância da presença de todos na plenária, pois “mesmo sendo conselheiro, a gente não trabalha sozinho, a gente só avança junto com o segmento”, finalizou.

Representando no CMPD seu filho Alan de Souza, a conselheira Silvana Souza irá atuar, sobretudo na área da Educação juntamente com a Ana Cláudia “Viemos para somar e fortalecer a pasta da educação. O tema é muito amplo, mas precisamos discutir principalmente a permanência da pessoa com deficiência em salas de aulas”, afirmou Silvana.

O próximo a tomar a palavra foi Carlos Alexandre Campos que é suplente da vaga de deficiência visual. Ele agradeceu os votos recebidos no XV Encontro Paulistanos de Pessoas com Deficiência e destacou a importância de que, a partir de agora, as diferenças políticas entre os conselheiros não influenciem no trabalho desenvolvido. “As plenárias ocorrem para a participação das pessoas, para que elas tragam ideias, propostas e para que nós do CMPD possamos atuar em busca de benefícios e melhorias para estas pessoas” completou Alexandre, que irá compor a pasta de Cultura e Lazer e também a de Acessibilidade.

Agradecimentos também iniciaram a fala de Ana Cláudia Domingues que afirmou que pretende continuar as ações já desenvolvido pelas gestões anteriores. Ana Cláudia irá tomar a frente da pasta de Acessibilidade e também a da Educação. Afirmou que nas questões educacionais deve-se trabalhar com o tripé família, criança/adolescente e a escola e completou “pretendo fazer visitas a escolas para entender como está sendo o processo de inclusão”.

“A gente representa uma parte expressiva da sociedade, temos que doar um pouco do nosso tempo na militância pelos direitos da pessoa com deficiência”, disse Manoel Barros, que antes era suplente e agora é conselheiro, e continuará lutando pelo tema da habitação para pessoas com deficiência e também pelo transporte.

Cláudia Sofia que também é conselheira convidou os presentes para dar sugestões e fazer críticas para melhorar o desempenho de cada conselheiro. “Apesar de ter escolhido trabalhar com o tema da saúde e da mulher, eu quero trabalhar e contribuir com todos os demais temas”, esclareceu.

Camila Vale, eleita para a vaga suplente, afirmou que deseja “ajudar as pessoas a correr atrás dos seus direitos e lutar contra violência e contra preconceitos”. Completou afirmando que gostaria de contribuir para o grupo de discussão de Educação. Na seqüência, Rosemeire de Oliveira agradeceu os votos que recebeu para ser eleita como suplente e manifestou seu desejo de fazer parte da Pasta de Transporte.

Por fim, Gersonita reafirmou a importância do esforço de todos para continuar as ações que já vinha sendo desenvolvido pelo CMPD. Agradeceu à presença de Gilberto Frachetta e também de Maria de Fátima que compuseram a gestão anterior do Conselho. Informou aos presentes que a partir do mês que vem as plenárias serão temáticas, de tal modo que a de outubro terá como tema a saúde da mulher e a de novembro discutirá o transporte.

Abriu-se ainda um espaço para os participantes fazerem comentários e perguntas para a mesa. Entre os assuntos levantados esteve o Projeto de Lei que discute o serviço ATENDE e propostas de incluir o jovem com deficiência entre as pautas do Conselho.
 

Conheça os Conselheiros que atuarão em cada pasta

Tema Acessibilidade: Ana Cláudia e Carlos Alexandre
Tema Cultura e Lazer: Silvana Nascimento, Clarice Patrício e Carlos Alexandre
Tema Educação: Ana Cláudia, Silvana Nascimento e Camila Vale
Tema Habitação: Manoel Barros
Tema Proteção Social: Sandra Reis e Cláudia Sofia
Tema Trabalho: Cláudio Meneses
Tema Transporte: Gersonita Souza, Manoel Barros, Rivaldo de Lima e Rosemeire de Oliveira
Tema Saúde: Rivaldo de Lima, Eulália Cordeiro e Cláudia Sofia
Tema Mulher: Gersonita Souza e Cláudia Sofia