Cultura Inclusiva

Dicas e informações sobre eventos culturais acessíveis

Para divulgar eventos culturais acessíveis na cidade: 

Contatoatendimentosmped@prefeitura.sp.gov.br

Compartilhe #CulturaInclusiva

As atividades culturais de Junho da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, contarão com intérprete de Libras e audiodescrição.

Toda a programação é gratuita e contará com intérpretes de Libras e audiodescrição.

*Programação sujeita a alterações.

Confira a agenda completa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência:

logo da audiodescriçãologo da Libras

 







LAPA

AS TEREZINHAS - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Data: 23/06 (Sábado) | Horário: 12:00
Local: Centro Cultural Tendal da Lapa, R. Constança, 72 - Lapa
Sobre: A Cia Terezinha é formada pelo músico Paulo Souza e pela atriz Patricia Pires e as histórias que contam refletem uma performance muito interessante, pois misturam seus papéis com harmonia, o que permite uma narrativa potente e um jogo cênico divertido, com muita improvisação e natural interação com o público. Em suas apresentações incorporam vários elementos lúdicos, seja com brincadeiras, objetos, músicas ou com a manipulação de bonecos e fantoches (que são confeccionados pela própria Cia!). Sua pesquisa resultou na formação de oito espetáculos que abordam os clássicos da literatura nacional e internacional, recontados de uma maneira única, com uma roupagem contemporânea, colorida e bem brasileira, podendo citar: O Flautista de Hamelin, A Cigarra e a Formiga, Chapeuzinho Vermelho e entre outras histórias. Além disso, exploram o universo lúdico dividindo seus conhecimentos com adultos e crianças sobre temas relacionados a sustentabilidade, brincadeiras populares, confecção de bonecos, construção de instrumentos musicais, através de oficinas e vivências, desenvolvidas com objetivo de aproximar o público do fazer, do criar, propondo uma transferência da condição de expectador para a de protagonista.
Observações: Gratuito.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

CONSOLAÇÃO

COISAS ÚTEIS E AGRADÁVEIS

Data: 25/06 (segunda) | Horário: 19:00
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 - Consolação
Sobre: Solo do diretor e ator Leonardo Ventura, baseado no conto filosófico "As Cartas de Amabed", de Voltaire. Sobre um brâmane que, por via de Goa (a colônia portuguesa na Índia) chega a ser recebido pelo Papa no Vaticano, em 1512, e isso se torna uma fonte de enganos, uma confusão dos diabos.
SERVIÇO: TRADUÇÃO DE LIBRAS E AUDIO DESCRIÇÃO

26º CAFÉ LITERÁRIO - GRANDE GATSBY, F. Scott Fitzgerald
Data: 24/06 (domingo)
Horário: 15h
Local: Biblioteca Mário de Andrade, R. da Consolação, 94 - Consolação
Sobre: O Café Literário é um programa de apreciação de textos literários de diferentes esferas e gêneros que aprimora e enriquece o gosto por leitura. O Café Literário da grande vontade de estimular a bagagem e o repertório com obras clássicas da literatura mundial disseminando leituras simplórias e complexas, valorizando e crescendo pessoalmente. Toda reunião é composta por Literatura e um café colaborativo. O livro do mês é "O Grande Gatsby", F. Scott Fitzgerald (1925)
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 90min, gratuito, 14 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

PENHA

MAIS UM TOM DE PRETO - SHOW DE HUMOR

Data: 30/06 (sábado) | Horário: 20:00
Local: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 - Penha de Franca
Sobre: O Mais um tom de Preto - Show de humor é um projeto realizado pelo ator e comediante Elson Santana Ferreira, formado pelo Curso Ator de Teatro de São Paulo que com seu personagem principal Ingrid Bryan vem fazendo grande sucesso no ramo do humor e Stand Up graças as suas vertentes cômicas e sua flexibilidade de improvisação perante o público. O projeto tem obtido um grande sucesso no palco do Teatro Martins Penna desde 2017.
Observações: Gratuito.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

VILA MOINHO

MULHERES DA CASA COM NEGA DUDA
Data: 23/06 (sábado) | Horário: 16:00
Local: Casa de Cultura Chico Science, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho/Ipiranga
Sobre: Influenciada pelo Samba de Roda que era tocado no terreiro que freqüentava no Recôncavo Baiano. Atualmente reúne amigos entorno de uma roda onde revela histórias e peculiaridades das cantigas, das danças e das histórias que foram passadas para ela.
Observações: Gratuito, livre, 120min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

SANTO AMARO

SAMPA CREW NA CASA
Data: 30/06 (sábado) | Horário: 20:00
Local: Casa de Cultura Hip Hop Sul, Rua Sant’ana, 201, Santo Amaro
Sobre: Um dos grupos de maior destaque no cenário musical com seu repertório bem variado, o grupo toca desde rap até pagode animando o público e vem ostentando o amor e marcando gerações com seu ritmo contagiante.
Observações: Gratuito, livre, 60min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

ACLIMAÇÃO

A BOLA: HISTÓRIAS QUE ROLAM

Data: 28/06 (Quinta-Feira) | Horário: 14:00
Local: Biblioteca Raul Bopp, Rua Muniz de Souza, 1155, Aclimação
Sobre: Inspirado no livro "O Chute que a bola levou" de Ricardo Azevedo. Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.
Observações: Gratuito, livre, 60min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS


CIA DE RODAS PARA O AR

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Plano de fundo uma pintura composta por várias pinceladas coloridas: verde, amarela, vermelha, azul. No centro, um círculo, com o texto: Ação Artística - Março à Junho 2018 - De Rodas para o Ar. Rodapé: Rua do Carmo, 56, Sé SP -  incriçãoderodas@gmail.com  - Apoio Instituto Ângelo Palumbo.

A CIA DE RODAS PARA O AR, núcleo Artístico que por meio da difusão da dança, protagoniza garantindo o acesso a arte de pessoas com deficiência, apresenta a I Ação Artistíca com o tema "Possibilidade da Arte e do Corpo"

  • 30/06 - 14h

Contato: derodasparaoar@gmail.com
Local: Rua Do Carmo, 56 1º Andar. – Salão de Eventos
 

Agenda Cultural: DANÇA SEM FRONTEIRAS

OFICINA ABERTA A TODOS
Data: 26/06 (Terça)
Local: CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo - Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro
Horário: 14h - 17h
Sobre: Conduzidas pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral com a participação do elenco da Cia Dança sem Fronteiras, utilizando metodologia desenvolvida por Fernanda Amaral, que inclui as técnicas de Dança Contemporânea, dança teatro,DanceAbility e improvisaçãoque trabalham o potencial de todos os participantes com foco na criatividade e igualdade. A metodologia desenvolvida por Fernanda obteve plena aceitação na Europa e nas Américas em várias universidades,conferências, vários festivais e escolas, incluindo escolas para alunos com deficiência.
Link para inscrição: http://bit.ly/2yaNhoA
Observações: Gratuito. Livre.

JAM PARA TODOS
Data: 30/06 (sábado)
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Horário: 11h - 13h
Sobre: Prática democrática de dança, que a Cia Dança sem Fronteiras vem desenvolvendo desde sua criação, com o intuito de incluir pessoas de todas as idades com habilidades e características físicas, motoras e intelectuais diversas, incentivando a transformação da ação através da reflexão e da experiência. Conduzidas pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral com a participação do elenco da Cia Dança sem Fronteiras.
Observações: Gratuito. Livre.