09/12/2009 17h24

Share

Reuniões preparatórias da V Conferência da Cidade

Conferências aconteceram no dia 29

Aconteceram no dia 29 de novembro, nas cinco regiões de São Paulo, simultaneamente, as reuniões preparatórias para a 5ª Conferência da Cidade de São Paulo, das 7h30 às 12h. Nesses encontros foram discutidos os temas para a Conferência, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro de 2009.

A 5ª Conferência está sendo organizada por dez Secretarias Municipais, com coordenação geral da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP). Ela antecederá outras duas, a estadual, que deverá acontecer em março de 2010, e a federal, de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília.

As reuniões deste domingo, realizadas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da Capital tiveram como objetivo definir as 1.400 pessoas que participarão deste grande debate sobre as políticas e ações públicas..

Além de virem de todos os cantos da cidade, estes conferencistas estarão representando seis segmentos sociais: 1)poder publico, executivo e legislativo; 2)movimentos sociais e populares, 3)trabalhadores por suas entidades sindicais, 4)empresariado produtor e financiador de desenvolvimento social, 5)entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas, e 6)ONGs que militam no setor de desenvolvimento urbano.

Esses encontros Regionais de Sensibilização e Mobilização puderam ser acompanhados por toda a sociedade civil. A presidente da Associação de moradia do Ipiranga, Sandra Maria da Silva, afirmou que a Conferência é importante porque traz a oportunidade da população participar e dizer o que é mais importante ser discutido. “É a chance do povo falar, dar opinião e conseguir um resultado positivo. Defender o direito de moradia e melhorar a condição dessas moradias.”

Para o Secretário de Participação Ricardo Montoro, estes encontros regionais têm grande importância para a estruturação do evento. “Diante da grandeza da capital buscando alcançar a representatividade e pluralidade que julgamos adequadas para que a Conferência seja de toda a cidade”, explica Ricardo Montoro, que também é coordenador geral da Conferência.

O coordenador explica ainda que dez secretarias municipais estão envolvidas na realização da Conferencia, "já que praticamente todos os aspectos da administração pública municipal e todas as demandas que os cidadãos têm para colocar estão na pauta do evento".

Mais de duas mil pessoas compareceram nas reuniões, que serviram ainda para mostrar a importância da participação da comunidade no debate e na formulação de propostas na busca de soluções aos desafios da quarta maior cidade do mundo.”

A Conferência da Cidade de São também irá eleger 270 Delegados para a Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em março de 2010.

Para mais informações ligue para 3113-9764/ 74