29/03/2011 16h27

Share

Histórias de superação de drogas é tema de Seminário Internacional

O COMUDA e a Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), realizam no próximo dia 11 de abril o Seminário Internacional “Drogas – História de Superação”. O evento acontece no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, Centro de São Paulo.

O escritor americano premiado com o Emmy Award, Dennis Watlington, participa da palestra e conta o drama de ser ex-usuário de drogas. Watlington conseguiu largar o vício e conquistou uma bolsa de estudos no Hotchkiss School. Chegou a Universidade de Nova York e passou a lutar pelas causas civis. Além do escritor, também participam do Seminário três pessoas que viveram na cracolândia e após o tratamento demonstram os resultados e relatam suas histórias de vida.

O evento aberto ao público em geral, é destinado também para os profissionais da saúde, psicólogos, profissionais liberais, conselheiros comunitários de atenção às drogas, conselheiros de atenção à saúde.

O secretário de Participação e Parceria ressalta a importância de realizar um seminário que humaniza a questão da recuperação da dependência de drogas. “Trazer uma pessoa como Dennis Watlington, que já passou por esses problemas e hoje é conceituado em todo o mundo, é importante para conscientizar que muitas vezes atitudes como essa, resulta em um novo rumo para a vida das pessoas”.

Além da CDR e do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool, o Seminário Internacional também é realizado pelo Consulado Americano e Gabinete do Vereador Gilberto Natalini, e conta com o apoio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), Coordenadoria da Juventude e Consultoria e Assessoria Educacional – SP (CONED), Centro de Referência Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) e Resgate Especializado (READ).

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas por e-mail: comuda@prefeitura.sp.gov.br ou pelos telefones: (11) 3113-9646/9650.

Dennis Watlington

Cineasta, ator, palestrante motivacional, professor convidado por várias universidades e autor, entre outras, da obra The Untold Story of the Black West, pela qual recebeu um Emmy Award.

Em sua vida adolescente enfrentou conflitos e o vício da heroína, e no início dos anos 80 sucumbiu ao vício do crack, que perdurou por vários meses até ele se determinar a fazer o tratamento.

Em seu caminho de recuperação, ele conheceu Gail Sheehy que lhe sugeriu que escrevesse sobre esse período de sua vida. Meses mais tarde, ele publicava sua história em "Between the Cracks" para a Revista Vanity Fair.

O artigo foi escolhido pela HBO para um filme e Dennis foi contratado para escrever o roteiro. Mais oportunidades seguiram na mídia impressa, e Dennis continuou a escrever para o Vanity Fai, assim como para o The New York Times e para a Revista American Way.

Serviço:

Seminário Internacional : “Drogas – Histórias de Superação”

Quando: 11/04
Onde: Câmara Municipal de São Paulo – Salão Nobre 8º andar
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista
Horário: 9h30 às 12h00
Inscrições: Através do e-mail comuda@prefeitura.sp.gov.br ou telefones: (11)3113-9646/9650