Fórum de Ouvidorias se reúne na próxima terça-feira (21) visando planejar ações para 2014

Encontros são promovidos mensalmente com o apoio da CGM

Representantes de ouvidorias do Município de São Paulo se reunirão, nesta terça-feira (21), para planejar ações em defesa do cidadão e usuário do serviço público municipal. Este será o primeiro dos três encontros previstos neste primeiro trimestre e acontecerá na sede da Controladoria Geral do Município (CGM). 

No último encontro, realizado no dia 18 de dezembro, o debate principal girou em torno da Copa de 2014, cuja abertura será na cidade de São Paulo. Cada órgão expôs sua atuação de trabalho para atender possíveis demandas geradas pelo evento internacional. Estiveram presentes representantes da SPTuris; de Esportes, Lazer e Recreação e de Direitos Humanos e Cidadania; da Guarda Civil Metropolitana; além de dois órgãos estaduais: Ouvidoria da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional e a Fundação Procon-SP.

Na ocasião, houve um levantamento das publicações existentes em cada órgão sobre a Copa 2014, cujo material poderá ser atualizado e apresentado nos idiomas inglês e espanhol. Houve também um compartilhamento de informações na área de segurança pública, além da discussão de um painel de processamento de informação (sala de situação). Foi levantada a possibilidade de criação de um comitê de crise beneficiando-se da estrutura já existente como as Casas de Mediação de Conflito e Inspetorias nas redondezas do estádio em Itaquera.

A Ouvidoria Geral do Município vai organizar uma Ilha de Atendimento, com atendentes capacitados nessa temática, para atender demandas específicas referentes ao evento.

Ficou definido também que seriam compartilhados os materiais elaborados nas Ouvidorias Municipais, além de ações comuns como enquetes de serviços. É almejado o desenvolvimento de ferramenta eletrônica (mobile e site) para registro de reclamações de forma simples e rápida em três idiomas.

O primeiro Fórum de Ouvidorias Municipais ocorreu em 8 de agosto visando a melhoria no atendimento à população.