Ouvidoria Geral do Município divulga balanço do quarto trimestre de 2014

Reclamações relacionadas ao atendimento dos órgãos municipais caíram 33% em relação ao trimestre anterior

A Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM) realizou 14.917 atendimentos no quarto trimestre de 2014, número 8,8% menor que o registrado no terceiro trimestre (16.354). 85% dos contatos foram feitos por telefone e 12% por meio eletrônico (formulário ou e-mail).

Do total de atendimentos, 3.685 geraram protocolos de reclamações, sugestões, elogios ou denúncia direcionados aos órgãos da gestão municipal, uma queda de 6,8% em relação ao trimestre anterior (3.956 protocolos). Os dados fazem parte do balanço periódico realizado pela Ouvidoria (veja a íntegra do relatório).

Problemas relacionados a jardinagem lideram o ranking de registros do quarto trimestre, com 273 protocolos (queda de 7,14% em comparação com o terceiro trimestre, quando foram registrados 294 protocolos). Questões relacionadas às vias públicas (258 protocolos), atendimento dos órgãos municipais (255 protocolos), trânsito (252 protocolos), Bilhete Único (204 protocolos), perturbação do silêncio (188 protocolos), transporte público (163 protocolos), limpeza pública (161 protocolos), construção irregular (141 protocolos) e comércio irregular (141 protocolos) completaram o ranking dos dez assuntos mais demandados.

O número de reclamações relacionadas ao atendimento dos órgãos municipais caiu 33% em relação ao trimestre anterior. No último relatório divulgado pela Ouvidoria, questões relacionadas ao atendimento lideravam o ranking de reclamações, com 381 protocolos registrados.

Dentre as empresas e órgãos municipais, o maior volume de demandas foi encaminhado à SPTrans (414 protocolos), à CET (307), ao Programa de Silêncio Urbano – PSIU (187 protocolos), Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico (177 protocolos), órgãos que não pertencem à esfera municipal (120 protocolos), Secretaria Municipal de Educação (113 protocolos), Departamento de Iluminação Pública – ILUME (110 protocolos), Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA (93 protocolos), Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (66 protocolos), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (65 protocolos).

As subprefeituras com maior número de registros de protocolos foram: (122), Capela do Socorro (90), Santana/ Tucuruvi (89), Santo Amaro (83), Butantã (81), Vila Mariana (78), Casa Verde (66), Moóca (64), Pinheiros (64) e Lapa (62).

Veja abaixo o detalhamento dos assuntos mais demandados na Ouvidoria:

1 - Jardinagem (273 protocolos)
Poda (168 registros – 61,54%)
Remoção (53 registros – 19,41%)
Capinação (27 registros – 9,89%)

2 - Via pública/ logradouro (258 protocolos)
Buraco (170 registros – 65,89%)
Pavimentação (41 registros – 15,89%)
Recapeamento (28 registros – 10,85%)

3 - Atendimento (255 protocolos)
Contato inacessível (109 registros – 42,75%)
Atendimento inadequado (106 registros – 41,57%)
Falta de atendimento (22 registros – 8,63%)

4 - Trânsito (252 protocolos)
Sinalização (128 registros – 50,79%)
Estacionamento irregular de veículos (64 registros – 25,40%)
Outras (19 registros – 7,54%)

5 – Bilhete Único (204 protocolos)
Especial (119 protocolos – 58,33%)
Escolar (40 protocolos – 19,61%)
Vale Transporte (13 protocolos – 6,37%)

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Saiba mais sobre a Ouvidoria Geral do Município

A Ouvidoria Geral do Município tem como missão o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e as instituições públicas.

O munícipe pode recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, sentir-se mal atendido ou não tiver os seus direitos garantidos.

Esclarecimentos de dúvidas e as solicitações iniciais de serviços tais como poda de árvore, limpeza, fiscalização, cumprimento da lei do silêncio urbano, informações sobre a documentação necessária para regularizar imóveis e obras, entre outros, devem ser encaminhadas diretamente aos órgãos responsáveis pelo telefone 156.