Ouvidoria Geral do Município apresenta novo Manual de Procedimentos aos pontos focais de 43 órgãos municipais

Durante o encontro os servidores aproveitaram para esclarecer dúvidas e sugerir melhorias nesse novo fluxo que entrará em vigor em 2015

A Ouvidoria Geral do Município (OGM-SP) se reuniu nesta quinta-feira (4) com os pontos focais dos órgãos municipais para esclarecer os procedimentos adotados no novo Manual (Portaria Nº33/2014/CGM). Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no mês de agosto, o novo Manual deve contribuir com o aprimoramento dos processos de encaminhamento das demandas dos munícipes e da interface da Ouvidoria com os órgãos da Administração, além de permitir a melhoria da avaliação de desempenho dos serviços públicos municipais.

Participaram do evento servidores de 43 unidades, designados pelos chefes de gabinete. Os pontos focais serão responsáveis pelo recebimento dos protocolos gerados pela OGM, pelo encaminhamento das demandas apresentadas pelos munícipes dentro das unidades e pela devolução das respostas. Seu papel é fundamental para o trabalho da Ouvidoria, pois seu envolvimento contribuirá para garantir os indicadores de tempo e qualidade quanto às respostas de cada órgão.

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No início do encontro, a ouvidora geral Maria Lumena Balaben Sampaio apresentou os eixos centrais da atuação da Controladoria Geral do Município e esclareceu as principais mudanças realizadas nos procedimentos adotados pela Ouvidoria, como as novas definições adotadas, os tipos de classificação dos protocolos e os encaminhamentos. “Além de dar transparência ao nosso trabalho, o novo manual deixa mais claro para o munícipe quais são os nossos limites e para os servidores que interagem com os nossos procedimentos qual a maneira como nós nos organizamos”, destacou Lumena.

A assessora especial Cláudia Possan Foschiera esclareceu como serão os fluxos da Ouvidoria em relação aos pontos focais e aos prazos de resposta aos munícipes. Foschiera lembrou também as melhorias que essas mudanças trarão, como a “economia de papel, a eficiência de processos, uma comunicação mais rápida, o gerenciamento das pendências, a satisfação do munícipe e uma cidade melhor”.

Ao longo das apresentações os servidores aproveitaram para tirar dúvidas e sugerir melhorias nos novos procedimentos, que entrarão em vigor em 2015. As sugestões foram registradas pela Ouvidoria e serão levadas em consideração durante o processo de implementação.

Lumena finalizou o encontro destacando a importância de um bom relacionamento entre a Ouvidoria e os órgãos da administração pública, para que as reclamações dos munícipes sejam acolhidas e respondidas de maneira satisfatória. “Nós procuramos alterar o cenário da cidade para uma cidade melhor”, concluiu.

O representante da Secretaria de Finanças, Paulo Henrique Gonçalves, elogiou a iniciativa da Ouvidoria. “Eu vejo essas modificações com muita satisfação. As administrações públicas têm caminhado no sentido de diminuir a quantidade de papel e de burocracia. Desde o inicio da apresentação, o sentimento que eu tive é que nós estaríamos ingressando nessa nova fase, com um canal de comunicação muito menos burocrático”.

Saiba mais sobre a Ouvidoria Geral do Município

A Ouvidoria é um órgão da Controladoria Geral do Município. Atua para contribuir com o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e os órgãos municipais. Deve ser acionada (saiba como) quando o munícipe não obtiver resposta ou solução satisfatória, sentir-se mal-atendido ou desejar fazer uma denúncia contra servidores ou órgãos municipais.

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